AERO Magazine
Busca

Parceria internacional

Caças F-15 dos EUA apoiaram policiamento aéreo da Romênia

Aeronaves norte-americanas atuaram com caças da força aérea italiana


Alguns dos caças F-15 dos EUA usados na missão são sediados na Inglaterra | Foto: Usaf

Caças F-15E da força aérea dos Estados Unidos (Usaf), baseados na base aérea Lakenheath, na Inglaterra, e na base de Seymour Johnson, no estado norte-americano da Carolina do Sul, apoiaram o policiamento aéreo da Romênia.

A Usaf atuou junto com as forças aéreas da Itália e da própria Romênia nesta importante missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O exercício ampliou os laços entre os aliados na região do Mar Negro, além de melhorar a interoperabilidade entre os respectivos países

O Policiamento Aéreo Reforçado faz parte das Medidas de Garantia da OTAN introduzidas em 2014, após a anexação ilegal e ilegítima da península da Crimeia pela Rússia, publicou o site do Comando Aéreo da Otan.

A força aérea da Romênia emprega antigos caças Mig 21, desenvolvido ainda na época da União Soviética e caças F-16 norte-americanos.

A base aérea de Lakenheath, no Reino Unido, é o lar de algumas unidades de caças norte-americanos F-15E. Recentemente a base recebeu as primeiras quatro unidades permanentes de caças furtivos F-35A, ao todo serão 24 unidades sediadas na base.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 27/12/2021, às 16h45


Mais Notícias