O novo Museu da TAM será reaberto em Itu, com uma exposição sobre o 'Pai da Aviação'
No próximo dia 10 de agosto, o Museu Asas de um Sonho, conhecido como Museu da TAM, será reaberto em Itu, no interior de São Paulo, com a exposição “Santos-Dumont - Pioneiros da Aviação”.
Será possível conferir uma réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além do avião São Paulo, o primeiro criado no Brasil e que foi desenvolvido pelo francês Dimitri de Lavaud, assim como os modelos Blériot XI, de Louis Blériot. Também serão expostos itens pessoais do aviador brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá.
O espaço irá abrigar inicialmente parte do acervo composto por mais de cem aeronaves históricas, entre elas o Republic P-47D Thunderbolt e o Supermarine Spitfire, ambos 2ª Guerra Mundial, bem como os Fokker F-27 e F-100, que fizeram parte da frota da TAM Linhas Aéreas.
View this post on Instagram
O novo museu é uma iniciativa do empresário Marcos Amaro, fundador da Amaro Aviation e do espaço de arte comtemporânea Fama Museu. Ele é filho do comandante Rolim, que fundou a TAM e o museu junto de seu irmão, João Amaro. “Quero dar continuidade ao sonho de meu pai e meu tio, que montaram esse incrível acervo com muito esforço e ao longo de muitos anos”, disse Amaro.
O Museu Asas de um Sonho ficará no Centro Cultural Fábrica São Pedro, na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, no bairro Alto, em Itu. A entrada custará R$ 10 e estará disponível já no dia 10, a partir das 14 horas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/07/2024, às 09h02
+lidas