AERO Magazine
Busca

Asas de Um Sonho

Projeto de reabertura do Museu da Tam avança

Marcos Amaro negocia projeto com diversos parceiros e define primeira mostra temporária para o próximo semestre


Acervo poderá no futuro ser exibido em diversas cidades, incluindo São Paulo - AERO Magazine/Edmundo Ubiratan
Acervo poderá no futuro ser exibido em diversas cidades, incluindo São Paulo - AERO Magazine/Edmundo Ubiratan

Desde que assumiu a Presidência da Associação Museu Asas de um Sonho, Marcos Adolfo Amaro tem se dedicado a restabelecer o núcleo do projeto do museu visando não apenas a reabertura do acervo, mas também buscando garantir sua sustentabilidade.

Inicialmente, Amaro está ouvindo as necessidades de todas as partes interessadas e conta com a colaboração de voluntários e familiares, como o tio João Amaro, que ao lado do irmão, o saudoso Comandante Rolim, teve a iniciativa de criar um museu de aviação privado no Brasil.

Amaro esclareceu que não pretende transferir exclusivamente o acervo do atual Museu da Tam para ao espaço cultural Fábrica São Pedro, em Itu, no interior de São Paulo. Por ora, o ainda existe a intenção de prestigiar São Carlos, a cidade sede do atual museu, e eventualmente expandir o projeto para outras cidades, inclusive São Paulo.

"Esse projeto, assim como o Museu Fama, localizado no Centro Cultural São Pedro, em Itu, tem potencial para ter filiais e inserções em outras cidades do mundo", destacou Marcos Amaro.

Uma das primeiras ações foi avaliar o estado do acervo, as condições de transferência das aeronaves e a busca por parcerias novas e consolidação das já existentes.

Um novo logo foi criado em linha com essa missão, e o museu lançou uma página no LinkedIn e uma conta no Instagram para engajar o público. A primeira exposição será realizada em parceria com a Fundação Santos Dumont, que tem algumas aeronaves em comodato já no atual acervo, e fará uma homenagem a Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação.

A mostra está programada para o início do segundo semestre no Centro Cultural São Pedro, em Itu, um complexo que inclui o Museu Fama e o estúdio do artista Kobra.

Leia abaixo a íntegra do comunicado de Marcos Amaro:

Desde que assumi a Presidência da Associação Museu Asas de um Sonho, estou empenhado em restabelecer o núcleo do projeto para torná-lo perene e sustentável. Primeiramente, estou ouvindo os anseios e as necessidades de todos os stakeholders. Da mesma forma, conto com a colaboração de dezenas de voluntários e familiares apaixonados e comprometidos nessa empreitada.

Gostaria de esclarecer que não pretendo levar exclusivamente o acervo para a Fábrica São Pedro, em Itu. Pretendo, de uma forma ou de outra, prestigiar a cidade de São Carlos, assim como ampliar esse projeto para outras cidades, inclusive, por que não, para a própria cidade de São Paulo. Esse projeto, assim como o Museu Fama, localizado no Centro Cultural São Pedro, em Itu, tem potencial para ter filiais e inserções em outras cidades do mundo.

Uma das minhas primeiras atividades foi escrever a nova missão do museu, que agora é proteger a integridade do acervo e o legado dos aviadores Comandante Rolim Adolfo Amaro e seu irmão João Francisco Amaro, estimulando reflexões e aprendizados sobre a história da aviação brasileira. Também criamos um novo logo em linha com a nova missão. Aproveito para convidar todos a curtir a nossa nova página no LinkedIn Museu Asas de um Sonho e a seguir a nossa conta no Instagram @museuasas.

A nossa primeira exposição será em parceria com a Fundação Santos Dumont, em homenagem ao pai da aviação brasileira, e será realizada no início do segundo semestre, no Centro Cultural São Pedro, um complexo de 25 mil metros quadrados localizado no centro histórico de Itu. O complexo conta com o Museu Fama, que possui mais de 3.000 obras de arte, e com o estúdio do artista Kobra, reconhecido internacionalmente.

Espero em breve poder compartilhar mais novidades com todos e agradeço pela paciência e confiança em nosso trabalho.

E não menos importante, gostaria de agradecer a confiança do meu querido tio João Francisco Amaro, de todos os seus familiares e daqueles que o apoiaram em algum momento, por me darem a responsabilidade de renascer esse sonho. Quero também agradecer o apoio da LATAM, que está nos ajudando da forma que pode a preservar o acervo e contribuir para os novos caminhos.

Marcos Adolfo Amaro e equipe da Associação Museu Asas de um Sonho

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/06/2024, às 07h00


Mais Notícias