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Juntamente com concessionária de aeroportos

Eve irá participar de projeto para regulamentação de vertiportos no Brasil

A Eve Air Mobility, juntamente com a PAX Aeroportos e outras empresas, irão participar de um sandbox regulatório para vertiportos


O projeto terá duração de 24 meses - Eve Air Mobility
O projeto terá duração de 24 meses - Eve Air Mobility

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou na última terça-feira (4), sua participação no sandbox regulatório para vertiportos, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

A empresa colaborará com a PRS Aeroportos, consórcio formado pela Pax Aeroportos, concessionária que administra os aeroportos Campo de Marte (RTE), em São Paulo, e de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro, e pela UrbanV S.p.A., operadora de vertiportos, além da VertiMob Infrastructure.

O projeto terá duração de 24 meses e permitirá que empresas desenvolvam soluções voltadas para a regulamentação de vertiportos. As áreas de estudo incluem infraestrutura física, combate a incêndios, requisitos de ruído das aeronaves e controle de acesso. Além disso, serão analisados layouts de pouso e decolagem, trajetórias de aproximação final e partida, além de instalações de manutenção e suporte.

O fabricante brasileiro contribuirá com sua experiência no desenvolvimento dos eVTOL, compartilhando conhecimento sobre práticas operacionais e requisitos de desempenho. A empresa também está envolvida no mercado de mobilidade aérea avançada, participando da definição de serviços a serem oferecidos nos vertiportos.

"Nossa colaboração no sandbox regulatório da Anac é uma demonstração clara desse compromisso. Essa parceria com os operadores de infraestrutura nos permite abordar todos os aspectos da indústria, desde a infraestrutura de vertiportos até as operações de eVTOLs, em alinhamento com os padrões e expectativas das agências reguladoras globais", disse Johann Bordais, CEO da Eve.

A ANAC publicou recentemente os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, um avanço na certificação de tipo da aeronave. A empresa segue em colaboração com a agência para obter o Certificado de Tipo (TC) e validar essa certificação junto a reguladores norte-americanos.

Além disso, a Eve já realizou estudos de Conceito de Operações (Conops) em cidades como Rio de Janeiro, Chicago e Londres. Esses estudos analisam fatores operacionais, necessidades dos usuários e suporte necessário para a operação dos eVTOL.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/02/2025, às 07h34


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