Levantamento da KPMG coloca o Brasil no ranking dos dez maiores mercados de eVTOL do mundo
O Brasil alcançou a 10ª posição no ranking global de 2024 do mercado de veículos de decolagem e pouso vertical (VTOL), segundo o estudo da empresa de consultoria KPMG intitulado 'Índice de Prontidão para Táxis Aéreos 2024'.
O país subiu uma posição em relação a 2023, destacando-se ao lado de Estados Unidos, China e Reino Unido. O levantamento analisou cinco pilares fundamentais: infraestrutura, política e legislação, tecnologia e inovação, aceitação do consumidor e oportunidade de negócios.
No pilar de infraestrutura, o Brasil subiu da 16ª para a 8ª posição. Em política e legislação, avançou da 34ª para a 23ª. No entanto, o país registrou quedas nos índices de tecnologia e inovação (de 5ª para 7ª posição), aceitação do consumidor (de 5ª para 6ª) e oportunidade de negócios (de 16ª para 17ª).
“Esses avanços são impulsionados por fatores-chave que posicionam o Brasil como um potencial pioneiro nas operações de VTOL nos próximos anos. (...) Destacam-se a presença de OEMs locais, uma agência reguladora (ANAC) relevante com projetos internos dedicados à viabilização da Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e o engajamento de diversos stakeholders na construção do ecossistema necessário para garantir essas operações”, disse Camila Andersen, sócia-líder de aviação da KPMG no Brasil.
A pesquisa também mostra que que Estados Unidos, China e Reino Unido mantiveram suas posições como os três primeiros colocados em 2024, em comparação com 2023.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/01/2025, às 16h26
+lidas