AERO Magazine
Busca

Segurança em risco

EUA investigam a decolagem de cargueiro com pessoas do lado de fora

Situação extrema levou tripulação decolar com C-17 em meio a dezenas de civis na pista


C-17 no Afeganistão

Centenas de pessoas invadiram o aeroporto de Cabul e cercaram um dos C-17 da força aérea dos EUA

A força aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) abriu uma investigação para avaliar o cenário que levou um C-17 Globemaster III decolar de Cabul, no Afeganistão, com diversas pessoas penduradas nas tampas do trem de pouso.

Imagens que foram exibidas em todo o mundo mostram um C-17 decolando mesmo com civis pendurados na aeronave, com ao menos dois deles caindo logo após a decolagem.

De acordo com a  Usaf, o avião havia partido dos Estados Unidos, da base aérea de Lewis-McChord, no estado de Washington, em apoio a missão de evacuação conduzida pelo Pentágono.

A aeronave, que ostenta a matrícula 2-1109, pousou no aeroporto de Hamid Karzai, em Cabul, no dia 16 de agosto para entregar equipamentos de apoio a retirada de civis norte-americanos. Porém, enquanto o avião se preparava para iniciar a retirada da carga centenas de afegãos invadiram o aeroporto. Com diversas pessoas cercando o C-17, a tripulação reportou que houve uma rápida degradação da segurança do avião e optou por abortar a missão e decolar.

Sem visão da área externa, os pilotos não tinham informações que algumas pessoas haviam subido sobre as tampas do trem de pouso e que suas vidas estavam em perigo iminente.

Durante uma inspeção de rotina na base aérea de Al Udeid, no Qatar, a tripulação descobriu alguns restos humanos na baia do trem de pouso. Investigadores da força aérea avaliam as condições de segurança no aeroporto e a abordagem da tripulação.

“Diante de uma situação de segurança em rápida deterioração ao redor da aeronave, a tripulação do C-17 decidiu deixar o aeroporto o mais rápido possível”, afirmou a Força aérea em comunicado.

As autoridades agora devem emitir um relatório para avaliar meios de evitar que situações similares voltem ocorrer, colocando em risco as tripulações das aeronaves e a própria operação.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/08/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h36


Mais Notícias