Militares poderiam estar fugindo do país após tomada do poder pelo Talibã
Algumas imagens divulgadas no twitter mostram que uma aeronave militar do Afeganistão caiu próximo da região de Surkhandarya, no Uzbequistão. Ainda que não exista confirmação oficial, dado a queda do Estado afegão, acredita-se que dois pilotos estavam fugindo do país.
JUST IN: A plane with the insignia of the Afghan Air Force crashed in the Sherabad district of the Surkhandarya region on the evening of August 15.
— Anonymous Operations (@AnonOpsSE) August 16, 2021
According to sources, those on the aircraft managed to jump out with parachutes. #AfghanistanCrisis#TalibanTakeoverpic.twitter.com/xEyzaaDs6h
As imagens não mostram claramente qual modelo do avião, mas é possível identificar alguns componentes que apontam se tratar de um Super Tucano da força aérea do Afeganistão. Ao menos uma aeronave foi capturada pelos extremistas do Talibã, enquanto outras podem ter sido utilizadas para permitir a fuga de pilotos da força aérea.
Embraer fecha segundo trimestre com lucro de quase R$ 213 milhões
Recentemente, o Uzbequistão deteve 84 soldados afegãos que haviam cruzado a fronteira em busca de ajuda humanitária, especialmente de cuidados médicos. Com o fim do apoio militar Ocidental, especialmente dos Estados Unidos, os militares do Afeganistão perderam parte do apoio em casos de confronto.
Com a escalada do poder do Talibã as forças armadas afegãs passaram a registrar grandes baixas, sem nenhum reforço. Centenas de militares passaram a desertar temendo serem capturados e mortos pelo grupo extremista.
Os Estados Unidos haviam adquirido um lote de Super Tucano para promover ao Afeganistão uma infraestrutura militar de combate a grupos paramilitares e terroristas. Porém, mesmo com o treinamento oferecido, grande parte da estrutura militar e administrativa afegã sofria com casos graves de corrupção e falta de perspectiva. Um dos temores atuais é que pilotos e mecânicos possam ter ingressado nos quadros do Talibã, que ao menos nas próximas semanas poderão contar com um vasto arsenal militar.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/08/2021, às 09h00 - Atualizado às 09h56
+lidas