Extremistas no poder

Super Tucano do Afeganistão pode ter caído durante fuga de pilotos

Militares poderiam estar fugindo do país após tomada do poder pelo Talibã


Algumas imagens divulgadas no twitter mostram que uma aeronave militar do Afeganistão caiu próximo da região de Surkhandarya, no Uzbequistão. Ainda que não exista confirmação oficial, dado a queda do Estado afegão, acredita-se que dois pilotos estavam fugindo do país.

As imagens não mostram claramente qual modelo do avião, mas é possível identificar alguns componentes que apontam se tratar de um Super Tucano da força aérea do Afeganistão. Ao menos uma aeronave foi capturada pelos extremistas do Talibã, enquanto outras podem ter sido utilizadas para permitir a fuga de pilotos da força aérea.

Recentemente, o Uzbequistão deteve 84 soldados afegãos que haviam cruzado a fronteira em busca de ajuda humanitária, especialmente de cuidados médicos. Com o fim do apoio militar Ocidental, especialmente dos Estados Unidos, os militares do Afeganistão perderam parte do apoio em casos de confronto.

Com a escalada do poder do Talibã as forças armadas afegãs passaram a registrar grandes baixas, sem nenhum reforço. Centenas de militares passaram a desertar temendo serem capturados e mortos pelo grupo extremista.

Os Estados Unidos haviam adquirido um lote de Super Tucano para promover ao Afeganistão uma infraestrutura militar de combate a grupos paramilitares e terroristas. Porém, mesmo com o treinamento oferecido, grande parte da estrutura militar e administrativa afegã sofria com casos graves de corrupção e falta de perspectiva. Um dos temores atuais é que pilotos e mecânicos possam ter ingressado nos quadros do Talibã, que ao menos nas próximas semanas poderão contar com um vasto arsenal militar.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 16 de Agosto de 2021 às 09:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação Embraer Super Tucano Talibã Afeganistão Uzbequistão EUA