UOL - O melhor conteúdo
AERO Magazine
Busca

Aeroespacial

Estudantes brasileiros levam foguete e satélite para competição aeroespacial nos EUA

Estudantes da UERJ e UFRJ representarão o Brasil na International Rocket Engineering Challenge 2025, no Texas


Divulgação
Divulgação

Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) representarão o Brasil na International Rocket Engineering Challenge (IREC), uma das maiores competições aeroespaciais do mundo. O evento ocorrerá de 9 a 14 de junho de 2025, no Texas, Estados Unidos.

O Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) disputará a competição com o foguete Vulkano. A bordo estará um nanossatélite desenvolvido pela equipe UERJ Sats, que participará do Payload Challenge, uma competição paralela voltada para cargas úteis de satélites.

Para viabilizar a participação, os estudantes organizam uma arrecadação de fundos para cobrir despesas com transporte, hospedagem, alimentação e equipamentos técnicos. A iniciativa pode ser apoiada por meio da vaquinha virtual (basta clicar aqui)

Apoio da Indústria

A Quimatic, empresa de especialidades químicas, é uma das apoiadoras do projeto. "Acreditamos no poder transformador da ciência e da educação", afirma Walter Strebinger, presidente da Quimatic. "Por isso, consideramos fundamental incentivar as novas gerações de cientistas e engenheiros, apoiando projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e beneficiam a sociedade".

A empresa fornece suporte financeiro e soluções químicas para a equipe UERJ Sats. O nanossatélite desenvolvido para a IREC será produzido em alumínio e contará com o fluido de corte da Quimatic nas operações de usinagem.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/04/2025, às 13h21


Mais Notícias