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Eletrificação dos DHC-2 Beaver

Empresa aérea inicia instalação de motores elétricos nos De Havilland DHC-2 Beaver

Maior empresa aérea de hidroaviões da América do Norte inicia modificações para instalação de motores elétricos nos DHC-2 Beaver


Harbour Air planeja instalar motores elétricos Magni650 em seus DHC-2 Beaver até 2026 - Divulgação
Harbour Air planeja instalar motores elétricos Magni650 em seus DHC-2 Beaver até 2026 - Divulgação

A fabricante de motores e componentes elétricos MagniX firmou uma parceria com a maior empresa aérea de hidroaviões da América do Norte, a Harbour Air, com a intenção de modificar sua frota de De Havilland DHC-2 Beaver para motores elétricos Magni650, em 2026.

A ideia de transformar aviões convencionais em elétricos pela empresa iniciou-se em 2019, quando a Harbour Air realizou um voo com motor elétrico da  MagniX adaptado em um De Havilland DHC-2 Beaver (que passou a ser chamado de e-Beaver), tornando-se a primeira aeronave do tipo totalmente elétrica no mundo a voar com esse modelo de motor.

Até agora, o protótipo e-Beaver já acumula mais de 78 voos no desenvolvimento para a certificação da aeronave, além de outros que estão sendo modificados para acomodação das baterias e o novo propulsor. 

Bert van der Stege, CEO da Harbor Air falou sobre a aquisição dos novos motores e a parceria com a MagniX: “Estamos entusiasmados por acelerar a adoção da tecnologia de aviação elétrica e avançar na nossa jornada rumo a um futuro sustentável”, disse Stege.

DHC
Harbour Air começou a fabricar o eBeaver, que terá um motor elétrico magni650 e baterias fornecidas pela H55.
- Imagens Harbour Air

DHC
Baterias H55 do eBeaver serão instaladas na frente do firewall, sob o piso e atrás dos assentos traseiros na cabine.
Imagens Harbour Air

DCH
Cockpit do eBeaver é semelhante ao Beaver convencional. Novo display foi adicionado para monitorar o status
do motor e das baterias. Imagens Harbour Air

Por Micael Rocha
Publicado em 08/10/2024, às 08h40


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