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Descarbonização

ZeroAvia fecha acordo para fornecimento de hidrogênio em aeroportos

Abastecimento nos aeroportos é fundamental para viabilizar o uso de aviões elétricos


ZeroAvia
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A ZeroAvia assinou um acordo com a ScottishPower para trabalharem em conjunto no desenvolvimento de um sistema de fornecimento de hidrogénio com baixo teor de carbono para aeroportos. O objetivo é viabilizar a produção e a logística do combustível que poderá apoiar a descarbonização da aviação.

Além de explorar modelos e financiamento de fornecimento de hidrogênio em aeroportos, as empresas também explorarão os requisitos de energia limpa e infraestruturas de produção para potenciais áreas dentro da rede de distribuição da ScottishPower na Escócia, noroeste de Inglaterra e norte do País de Gales.

Ainda que seja uma operação centralizada no Reino Unido, a intenção é permitir criar uma demanda mínima para viabilizar a operação em larga escala de aeronaves abastecidas com hidrogênio.
Em nota, a ScottishPower afirma que suas operações de geração de energia elétrica são 100% renováveis e alimentadas por seus parques eólicos. O objetivo agora da parceria é utilizar a base instalada da ScottishPower para apoiar o projeto da ZeroAvia para aviação baseada em hidrogênio.

Recentemente a ZeroAvia anunciou um acordo para setenta motores com a Ecojet, com sede também na Escócia, apoiada pelo proeminente ambientalista e empresário Dale Vince. A ZeroAvia também tem uma parceria de longa data com os aeroportos AGS, incluindo Glasgow e Aberdeen, para explorar os requisitos de infraestrutura de hidrogênio em aeroportos e viabilizar o futuro dos voos elétricos com aviões abastecidos com hidrogênio, assim como outros casos de utilização potenciais do combustível.

“O hidrogénio verde, criado a partir de energia renovável, pode desempenhar um papel fundamental na descarbonização do transporte pesado”, comentou Peter Jones, diretor da ScottishPower para a unidade de negócios de hidrogênio verde.

A meta do Governo Escocês para a produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono é de 5 GW até 2030, o que representa a metade da meta global do governo do Reino Unido. Existem ainda grandes iniciativas de produção de hidrogênio acontecendo no noroeste de Inglaterra.

“Com a infinidade de energias renováveis existentes e muitos projetos planejados, a Escócia tem a chance de liderar o Reino Unido no desenvolvimento do fornecimento de hidrogênio limpo. Trabalhar com empresas líderes de energia como a ScottishPower pode ajudar-nos a superar os desafios da infraestrutura de abastecimento”, explicou Sergey Kiselev, diretor de negócios da ZeroAvia.

A ZeroAvia trabalha no desenvolvimento de motores elétricos que usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade. O conceito de células de hidrogênio remonta a pesquisas de várias décadas, anteriormente dedicadas a soluções de mobilidade no setor automotivo, mas que ganhou impulso na indústria aeronáutica na última década.

A tecnologia, caso se torna viável do ponto de vista técnico e econômico, tem potencial para tornar realidade o uso de motores elétricos em aviões, helicópteros e eVTOL.

A ZeroAvia tem avançado nos testes de voo de um protótipo de seus primeiros motores para aviões de até vinte assentos em seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Gloucestershire, enquanto trabalha em motores para aeronaves maiores de até oitenta assentos.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/01/2024, às 18h00


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