O eVTOL desenvolvido pela Lilium é o primeiro a ser certificado nos dois maiores reguladores da aviação no mundo
A alemã Lilium anunciou ontem (26) que obteve a certificação G1 da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para seus veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs.
View this post on Instagram
Em 2020, o fabricante havia recebido o mesmo certificado da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), tornando-se a primeira empresa a obter a chancela dos dois maiores reguladores da aviação do mundo. "Este é um grande passo em direção ao nosso objetivo de alcançar a certificação antecipada de nossas aeronaves em mercados-chave para apoiar uma entrada mundial em serviço”, disse Alastair McIntosh, Diretor de Tecnologia da Lilium.
Para permitir o início das operações comerciais, a Lilium está buscando a certificação simultânea do Lilium Jet por meio da validação pela FAA, através do Acordo Bilateral de Segurança da Aviação entre a União Europeia e os EUA.
Em agosto de 2021, a Azul Linhas Aéreas anunciou a intenção de firmar um acordo comercial de até US$ 1 bilhão (R$ 4,77 bilhões) para a aquisição de 220 eVTOLs do fabricante alemão. "Como fizemos no mercado interno brasileiro nos últimos 13 anos, estamos ansiosos novamente, agora com a Lilium Jet, trabalhando para criar um mercado totalmente novo nos anos seguintes”, disse John Rodgerson, hoje CEO da companhia, na ocasião.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/06/2023, às 08h52
+lidas