Motor de avião híbrido-elétrico é movido com combustível feito a partir de resíduos de vinhedos franceses
Um avião híbrido-elétrico fez o seu primeiro voo com um combustível sustentável feito de bioetanol produzido a partir de resíduos de vinhedos franceses.
O bioetanol Excellium Racing 100, desenvolvido pela empresa TotalEnergies, é usado desde 2022 em certas competições automobilísticas, como as 24 Horas de Le Mans. Ele é feito a partir de resíduos de vinificação, e permite uma redução nas reduções de CO2 de pelo menos 65% ao longo de todo o seu ciclo de vida quando comparado com o equivalente a combustível fóssil.
A aeronave, fabricada pela também francesa VoltAero, é movida por um motor híbrido de combustão interna. "Com base nos resultados iniciais, calculamos um CO verdadeiramente impressionante redução de aproximadamente 80% ao operar o motor do Cassio em seu modo híbrido-elétrico e com o motor de combustão interna", disse Jean Botti, CEO e diretor de tecnologia da VoltAero.
A família Cassio será uma linha de produtos de aeronaves para operadores comerciais regionais, empresas de táxi aéreo/fretamento, proprietários privados, bem como em serviços de categoria de utilidade para aplicações de carga, entrega postal e evacuação médica (Medevac).
A primeira unidade de produção da VoltAero será o Cassio 330, com uma configuração interna de quatro/cinco lugares e operando com uma potência de propulsão combinada elétrica-híbrida de 330 quilowatts. Em seguida, virá o Cassio 480, de seis lugares, com uma potência de propulsão híbrida-elétrica combinada de 480 quilowatts, e o Cassio 600 – dimensionado com uma capacidade de 10/12 lugares com uma potência de propulsão híbrida-elétrica de 600 quilowatts.
O fabricante não forneceu previsões para que as aeronaves comecem a voar comercialmente.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/09/2023, às 08h30
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