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Revitalização

Emirates inicia a modernização de 120 aviões

Primeiro Airbus A380 da Emirates iniciou os trabalhos de modernização da cabine de passageiros e projeto para reforma dos 120 aviões vai durar até 2025


Cada Airbus A380 deverá consumir 16 dias de trabalhos ao longo de 24 horas para ser concluído - Emirates
Cada Airbus A380 deverá consumir 16 dias de trabalhos ao longo de 24 horas para ser concluído - Emirates

A Emirates Airline iniciou hoje (1) um programa de modernização do interior da cabine de toda sua frota, revitalizando todas as classes de 120 aviões da frota de 260. O projeto levará ao menos dois anos para ser concluído.

A estratégia da Emirates prevê instalar os mais assentos da classe Premium Economy, em um dos principais investimentos realizados nos últimos anos.

O primeiro avião, um Airbus A380, de registro A6-EVM, foi enviado para as instalações do Centro de Engenharia da Emirates após completar o voo EK929, procedente do Cairo. No Hangar E a equipe de técnicos e engenheiros da Emirates iniciou os preparos para a complexa atualização do interior, que contará com ao menos 190 funcionários diretamente envolvidos e outros 62 parceiros e fornecedores, que contrataram centenas de pessoas qualificadas para conduzir o programa de reforma das aeronaves.

O projeto envolverá 2.200 peças diferentes, que serão usados em cada atualização do Airbus A380, exigindo assim um meticuloso planejamento logístico e de engenharia. A Emirates realizou 12.600 pedidos apenas para a fase inicial do projeto, que deverá consumir ao menos 264.000 componentes diversos.

 O primeiro avião deverá ser completamente revisado e modernizado, o que exigirá ao menos 16 dias para ser concluído, com as equipes trabalhando 24 horas por dia. Todo o interior do avião será desmontado, sendo substituído por um modelo novo, em uma sequência de desmontagem e montagem que exige máxima precisão. Até o famoso Shower Spa da Emirates terá novos tons de cores com um desenho da árvore Ghaf feito à mão.

Segundo a Emirates, o primeiro passo foi a remoção dos assentos da janela na Classe Econômica, liberando espaço para outra equipe remover os painéis laterais, que serão levados para uma das três oficinas construídas especificamente para o projeto. Lá serão laminados nos tons de cores mais recentes aprovados pela empresa aérea. No total, 88 assentos da classe econômica na parte frontal da cabine principal serão removidos e substituídos por 56 poltronas da classe Premium Economy.

Já no piso superior, os assentos da executiva e da primeira classe serão desmontados e levados para oficinas personalizadas, onde as cadeiras da executiva serão repintados e estofadas com novo couro pela própria Emirates. Todavia, os assentos da primeira classe serão enviados a um especialista no Dubai World Central (DWC) para reforma. Todos os carpetes e pisos das cabines da aeronave serão substituídos antes de instalar os assentos reformados.

O segundo avião, o A6-EUW, deverá entrar em processo de modernização em 1 de dezembro, iniciando assim a sequência de reforma que deverá durar até 23 de maio de 2024, apenas para atender os Airbus A380. Na sequência será iniciado o projeto similar voltado para os Boeing 777, que inclui 53 aeronaves, que estarão prontas até março de 2025. A expectativa é que ao longo do processo os tempos de parada dos aviões seja ligeiramente reduzido.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/11/2022, às 18h00


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