Aeronave multimissão da Embraer, o C-390 Millennium despertou interesse na Força de Defesa Nacional da África do Sul
O Embraer C-390 foi avaliado pela África do Sul e ampliou as chances de ser escolhido pela Força de Defesa Nacional da África do Sul (Sandf). O avião esteve no Africa Aerospace & Defense que ocorreu até o último domingo, na Base Aérea de Waterkloof, nos arredores de Pretória.
Durante a exposição, a Embraer apresentou as funcionalidades do C-390 a autoridades do país, incluindo Matamela Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. A aeronave despertou interesse dos militares que teviram a oportunidade de avaliá-la.
Por ora, a Sandf avalia as oportunidades no mercado e a Embraer mostrou confiança na possível vitória na África do Sul, que caso ocorra será a primeira venda do C-390 no continente africano. Com isso, o cargueiro tático brasileiro estará presente em quatro dos cinco continentes, visto que conta com pedidos do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul e República Tcheca.
“Temos confiança de que a aeronave é adequada para atender às necessidades da Força de Defesa Nacional da África do Sul, bem como de outras autoridades governamentais”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 Millennium é capaz de transportar até 26 toneladas de carga em alta velocidade e executar diversas missões em condições operacionais exigentes. Desde 2019, a aeronave realiza transporte tático de tropas, cargas, veículos e equipamentos, além de evacuação médica, gerenciamento de desastres, ajuda humanitária, resposta rápida a crises, busca e resgate, reabastecimento aéreo e combate a incêndios.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/09/2024, às 09h02