AERO Magazine
Busca

Declaração foi dada em evento online

Iata diz que aviação doméstica está quase recuperada da pandemia

Apesar das cobranças, órgão se mostrou otimista com o futuro do transporte aéreo no Brasil


Taxiamento no aeroporto de brasília

Aviação doméstica recuperou mais de 80% dos níveis pré-pandemia | Foto: Divulgação.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) realizou, na última terça-feira (14), um evento online sobre a retomada da indústria nacional e global da aviação, bem como a sustentabilidade do setor.

Segundo o vice-presidente regional para as Américas, Peter Cerdá, o impacto econômico da covid-19 no ecossistema da indústria, somente em 2020, gerou perda de 94 bilhões de dólares no PIB da América Latina e Caribe. De acordo com Cerdá, estas duas regiões já restauraram a conectividade aérea internacional para 82% dos níveis pré-crise em novembro.

O diretor-geral da associação no Brasil, Dany Oliveira, afirmou que o mercado doméstico apresentou uma recuperação da demanda próxima aos níveis pré-pandêmicos em outubro: 84% dos valores observados em 2019. Em comparação com o mesmo mês em 2020, houve um aumento de 51%. A previsão é que a recuperação total da demanda doméstica ocorra em 2022.

"Já passamos pelo pior da crise. O caminho para a recuperação começa a aparecer e a aviação mostra sua resiliência mais uma vez. O Brasil precisa aproveitar essa oportunidade única para eliminar as ‘âncoras’ que não nos deixam crescer com liberdade", disse o gestor brasileiro.

Quanto à sustentabilidade, com a meta de alcançar emissões de carbono líquido zero até 2050, a Iata acredita na evolução tecnológica do setor, com novidades tanto em combustíveis quanto aeronaves. "Este é o momento perfeito para estimular e desenvolver uma indústria de combustíveis sustentáveis para aviação, que irá criar empregos, oportunidades de desenvolvimento de economias locais, apoiar a aviação no cumprimento de seus compromissos, fornecer segurança energética e combater as alterações climáticas", de acordo com o diretor de Relações Externas, Marcelo Pedroso.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 15/12/2021, às 13h20 - Atualizado às 17h42


Mais Notícias