AERO Magazine
Busca

Ousadia em pleno voo

Drone ultra-secreto é capturado em voo por um C-130 dos EUA

Militares norte-americanos estudam equipar drones com variadas cargas, desde sensores a pequenas ogivas


C-130 Hércules recupera drone

C-130 recupera drone X-61A Gremlins | Foto: DARPA

Um C-130 Hércules recuperou um drone em pleno voo durante um teste feito sob coordenação da Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa). Por meio de um equipamento especial, o drone X-61A Gremlins foi recuperado com sucesso. Além de recuperar os drones, o C-130 também terá capacidade de lança-los em voo.

Esse teste aconteceu no mês passado, no entanto, o local onde foi realizado tal experimento é desconhecido. A Darpa, a agência de pesquisas militares avançadas dos Estados Unidos, conduz uma série de estudos de viabilidade para emprego de drones em missões variadas.

Um dos objetivos do teste foi validar a capacidade de lançar e recuperar drones em voo, dentro de um novo conceito de guerra que poderá usar grandes enxames desses veículos contra alvos inimigos.

"Esta recuperação foi o culminar de anos de trabalho árduo e demonstra a viabilidade de uma recuperação aerotransportada segura e confiável", disse o Paul Calhoun, tenente-coronel da força aérea dos Estados Unidos e gerente do programa Gremlins no Escritório de Tecnologia Tática (TTO) da Darpa, em comunicado.

A recuperação de drones é de interesse por parte dos militares norte-americanos. Inclusive estes drones podem levar várias cargas, desde sensores de guerra eletrônicas a armamentos de energia direcionada, ou mesmo pequenas ogivas.

“Vamos levar algum tempo para aproveitar o sucesso desta implantação e, em seguida, voltar a trabalhar analisando os dados e determinando as próximas etapas para a tecnologia Gremlins”, disse Calhoun.

Embora o objetivo e modelo de drone utilizado seja novo, a capacidade de recuperar aeronaves em voo não é uma tarefa inédita para o C-130. Desde a década de 1960 o versátil cargueiro tem realizado uma série de missões para recuperar drones e outras cargas em voo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 09/11/2021, às 09h50 - Atualizado às 14h05


Mais Notícias