Produzido nas instalações da Airbus, na Espanha, sistema aéreo terá protótipos concluídos até 2025
A Airbus iniciou a Linha de Montagem Final do Sirtap, um sistema aéreo remotamente tripulado, em sua unidade em Getafe, Madri, na Espanha. A produção envolve dois protótipos que devem ser entregues para testes no próximo ano, marcando um avanço no projeto adquirido pelo Ministério da Defesa espanhol.
Os componentes principais, como fuselagem e asas, já chegaram à fábrica e são de origem principalmente espanhola. A conclusão do primeiro protótipo está prevista para o segundo trimestre do ano que vem, com testes de solo programados para ocorrer na sede da Airbus antes de seguir para os ensaios de voo.
Já os testes em voo devem começar no final de 2025 no Centro de Testes de Sistemas Remotamente Pilotados (CEUS), em Moguer, na Huelva. As Forças Armadas espanholas receberão nove sistemas, cada um composto por três drones e uma estação de controle terrestre, além de dois simuladores para treinamento.
O Sirtap é projetado para ampliar a autonomia tecnológica e operacional da Espanha, permitindo missões como vigilância marítima, busca e resgate, combate a incêndios e monitoramento de fronteiras. O sistema contribuirá para a segurança nacional, combatendo atividades ilegais e oferecendo suporte em situações de emergência.
Por Micael Rocha
Publicado em 22/11/2024, às 08h00
+lidas