American Airlines espera receber o primeiro A321XLR em dezembro de 2024
A American Airlines espera receber seu primeiro Airbus A321XLR em dezembro deste ano, com mais outros quinze exemplares chegando em 2025. A companhia possui pedidos firmes para cinquenta exemplares da versão.
Os primeiros A321XLR da American Airlines devem operar nos voos transcontinentais com origem no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, para Los Angeles e São Francisco, susbstituindo os atuais A321-200 que possuem uma configuração premium.
Em uma segunda etapa, a variante será alocada em determinadas rotas transatlânticas e sazonais, abertura de novos destinos e complementarão com novas frequências destinos atendidos com aviões de fuselagem larga (widebody).
O XLR terá alcance de 4.700 náuticas, o equivalente a 8.704 quilômetros, um acréscimo de 700 milhas náuticas frente a variante LR, com capacidade para transportar até 220 passageiros, possibilitando a abertura de novas rotas e alinhando capacidade e demanda em trechos já exsitentes.
A Airbus estima que a certificação da aeronave ocorra no segundo trimestre deste ano, com a primeira entrega do bimotor programada no quarto trimestre, a irlandesa Aer Lingus pode ser a primeira a receber o modelo.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/01/2024, às 09h40
+lidas