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Um ano sem voar

Dois problemas adicionais são encontrados no software do 737 MAX

Falhas podem afetar controle da aeronave e desligar inadvertidamente o piloto automático durante o pouso


FAA encontra mais dois problemas de software no 737 MAX

A FAA, a agência federal de aviação dos Estados Unidos, instruiu a Boeing a fazer mais duas atualizações no software de controle do voo do 737 MAX, antes de o avião ser liberado para voltar a voar.

A Boeing anunciou que está trabalhando nas correções adicionais, além de ainda trabalhar no sistema de controle de voo do MCAS, que foi responsável por dois acidentes fatais que envolveram a família 737 MAX. As atualizações de software são essenciais para que a aeronave receba uma nova certificação, o que permitirá a retomada da operação regular.

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“Ambas as modificações no software serão incorporadas ao mesmo tempo”, afirmou a Boeing em comunicado. “Nossa estimativa de retorno do MAX ao serviço permanece a mesma no momento, estamos trabalhando com o nosso fornecedor para determinar quando as modificações de software serão concluídas”.

O primeiro problema encontrado poderia causar uma falha no computador responsável pelo controle de voo, causando uma incorreta atuação do estabilizador horizontal. A segunda falha se refere ao piloto automático, que pode ser desativado sem a ação dos pilotos durante o pouso da aeronave.

Além de trabalhar nos problemas envolvendo o conturbado MCAS, a Boeing também está solucionando outros potenciais problemas sinalizados pela FAA, incluindo chicotes elétricos que a instalação foi considerada muito próxima e falhas envolvendo componentes dos motores.

Mesmo sem o reporte de problemas durante os voos de teste, a Boeing está trabalhando nas modificações necessárias para minimizar a possibilidade da ocorrência de problemas futuros. O 737 MAX está sem poder voar há mais de um ano, logo após um segundo acidente que ocorreu na Etiópia, em março de 2019.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/04/2020, às 16h00 - Atualizado às 16h58


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