AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Demanda global aérea cresce 2,6% em fevereiro, segundo IATA

O tráfego internacional aumentou 5,6%, enquanto o mercado doméstico registrou queda de 1,9%


Imagem criada por inteligência artificial (IA)
Imagem criada por inteligência artificial (IA)

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados sobre a demanda global de passageiros em fevereiro de 2025. O relatório apresenta crescimento na demanda total e internacional, enquanto o mercado doméstico registrou queda.

A demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs), cresceu 2,6% em fevereiro de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024. A capacidade total, avaliada em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 2,0% no mesmo período. A taxa de ocupação foi de 81,1%, um acréscimo de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro de 2024.

A demanda por voos internacionais subiu 5,6% em relação a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade aumentou 4,5%. A taxa de ocupação foi de 80,2%, representando um crescimento de 0,9 ponto percentual comparado ao mesmo período do ano passado.

No mercado doméstico, a demanda registrou uma queda de 1,9% em relação a fevereiro de 2024. A capacidade reduziu 1,7% e a taxa de ocupação foi de 82,6%, uma variação negativa de 0,2 ponto percentual.

IATA

O diretor-geral da IATA, Willie Walsh, destacou que a desaceleração do crescimento em fevereiro está ligada a fatores sazonais. "Embora o crescimento do tráfego tenha desacelerado em fevereiro, isso está em grande parte relacionado a fatores como o ano bissexto e o Ano Novo Lunar, que caiu em janeiro quando comparamos os resultados a fevereiro do ano passado. O tráfego de fevereiro atingiu uma alta histórica, e o número de voos programados deve continuar aumentando em março e abril. Mas precisamos ficar de olho nos acontecimentos na América do Norte, que apresentou queda tanto no tráfego doméstico quanto no internacional", afirmou Walsh.

Mercado internacional de Transporte Aéreo de passageiros registra crescimento em fevereiro

O tráfego de passageiros medido em RPK (Revenue Passenger Kilometers) no mercado internacional apresentou crescimento de 5,6% em fevereiro de 2025, na comparação anual. O resultado representa uma desaceleração em relação aos 12,3% registrados em janeiro. Com exceção da América do Norte, todas as regiões atingiram recordes de demanda.

Desempenho por Região

Ásia-Pacífico: As companhias aéreas da região registraram crescimento de 9,5% na demanda. A capacidade aumentou 8,3%, enquanto a taxa de ocupação alcançou 85,7%, avanço de 0,9 ponto percentual em relação a fevereiro de 2024.

Europa: O tráfego cresceu 5,7%, com um aumento de 4,9% na capacidade. A taxa de ocupação ficou em 75,5%, acréscimo de 0,5 ponto percentual.

Oriente Médio: A demanda subiu 3,1%, enquanto a capacidade teve um aumento de 1,3%. A taxa de ocupação atingiu 81,9%, com um avanço de 1,4 ponto percentual.

América do Norte: A região apresentou queda de 1,5% na demanda, enquanto a capacidade recuou 3,2%. Apesar disso, a taxa de ocupação cresceu 1,3 ponto percentual, chegando a 78,9%.

América Latina: O tráfego aumentou 6,7%, enquanto a capacidade subiu 9,9%. A taxa de ocupação foi de 81,7%, queda de 2,5 pontos percentuais.

África: As empresas aéreas do continente registraram crescimento de 6,7% na demanda. A capacidade subiu 4,0%, e a taxa de ocupação atingiu 75,3%, avanço de 2,0 pontos percentuais.

Mercado Doméstico

O tráfego doméstico global recuou 1,9% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A taxa de ocupação apresentou leve variação negativa de 0,2 ponto percentual.

Na China, o tráfego caiu 3,2%, influenciado pelo Ano Novo Lunar, que ocorreu em janeiro de 2025, diferentemente de fevereiro de 2024. Nos Estados Unidos, a queda foi de 4,2%, possivelmente impactada pela redução da confiança do consumidor. Por outro lado, a Índia registrou crescimento de 13,2%, com taxa de ocupação de 90,3%, avanço de 1,4 ponto percentual.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/04/2025, às 20h01


Mais Notícias