AERO Magazine
Busca

Fora dos padrões

Delta encontrou peças falsas nos motores de seus aviões

Peças falsas foram encontradas por prestadora de serviço da Delta, durante revisão dos motores que equipam o Airbus A320 e 737NG


Peças irregulares foram identificadas nos motores que equipam a frota mundial de Airbus A320ceo e Boeing 737NG - Divulgação
Peças irregulares foram identificadas nos motores que equipam a frota mundial de Airbus A320ceo e Boeing 737NG - Divulgação

A Delta Air Lines informou ontem (2), que uma prestadora de serviços de manutenção encontrou um pequeno número de peças falsas nos motores que equipam sua atual frota de aviões.

A peças identificadas durante revisão programada dos motores não atendem aos requisitos de documentação regulátorios. A Delta diz que está trabalhando para subsituir os componentes de acordo com os padrões da agência de aviação civil norte-americana (FAA).

A transportadora com sede em Atlanta é a mais recente companhia aérea dos Estados Unidos a identificar peças e componentes não aprovados pelos reguladores.

American Airlines, United e Southwest também foram afetadas pela falsificação nos motores CFM56, que equipam os aviões da família 737NG e A320ceo. Boa parte das trocas necessárias já foram realizadas e as aeronaves já voltaram a operar.

Em um primeiro momento, o defeito foi identificado em 68 motores da frota mundial. Clientes continuam rastreando para identificar os equipamentos que representam riscos à segurança de voo.

Uma falha na fornecedora britânica AOG Technics foi descoberta em julho passado, quando técnicos suspeitaram que as peças pareciam ser usadas. Depois de uma minuciosa análise na documentação foi descoberto que a empresa falsificava dados.

A fabricante CFM International, um consórcio formado pela General Eletric e a francesa Safran, entrou com uma ação judicial contra o fornecedor. Durante audiência no Supremo Tribunal de Londres, a fabricante disse que as peças falsas podem deixar até 96 aviões comerciais fora de serviço.

A CFM diz que o problema afeta uma pequena fração dos cerca de  23.000 motores CFM56 atualmente ativos na frota de aviões comerciais.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/10/2023, às 15h50


Mais Notícias