AERO Magazine
Busca

Após resolução do governo federal

Azul iniciou corte de voos no aeroporto Santos Dumont

Azul corta oferta de voos no Santos Dumont, após resolução que restringe operações no aeroporto central do Rio de Janeiro


Embraer 195-E2 estreou no Santos Dumont em abril de 2023 - Reprodução/Aviation TV
Embraer 195-E2 estreou no Santos Dumont em abril de 2023 - Reprodução/Aviation TV

A Azul Linhas Aéreas suspendeu anteontem (1), uma série de voos a partir do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após formalização de uma resolução que restringe a capacidade do terminal.

Desde o último domingo, o aeroporto central do Rio de Janeiro não conta com voos da Azul para cinco destinos, incluindo Brasília, Campos do Goytacazes, Macéio, Florianópolis, Porto Seguro e Vitória.

Diante das limitações, a companhia aérea diz que "se viu obrigada a fazer mudanças na operação de voos diretos na cidade."

Novas suspensões estão programadas de forma gradual durante o mês de outubro, incluindo o fim das ligações diretas para Viracopos, em Campinas, Confins, em Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre.

Em resposta a AERO Magazine, a Azul diz que "clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da empresa ou terão o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete."  

Os cortes ocorrem depois da assinatura de uma resolução do governo federal que restringe as operações do Santos Dumont, para aeroportos não internacionais em um raio de 400 quilômetros.

A medida assinada em agosto passado entrará em vigor no próximo mês de janeiro de 2024, e permitirá que apenas os voos da ponte aérea para Congonhas, em São Paulo, continuem sendo operados.

Embora as congêneres Gol e Latam tenham transferido parte dos voos para o aeroporto internacional do Galeão, a Azul ainda não promoveu mudanças em sua rede de rotas no mercado carioca.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/10/2023, às 14h30


Mais Notícias