AERO Magazine
Busca

Por meio de uma plataforma em nuvem

Dassault ampliou parceria para manutenção dos caças Rafale na França

O uso da plataforma 3DExperience permitirá otimizar a manutenção dos caças Rafale pelas forças armadas da França


A Dassault crê que a solução seja aplicada no desenvolvimento de novas aeronaves - Divulgação.
A Dassault crê que a solução seja aplicada no desenvolvimento de novas aeronaves - Divulgação.

A Dassault expandiu o uso de sua plataforma na nuvem para otimizar a manutenção, reparo e revisão de sua frota dos caças Rafale na França.

O 3DExperience permite a antecipação de problemas de manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves (MRO), otimizar operações e maximizar a disponibilidade da frota ao aproveitar grandes quantidades de dados relacionados ao design, manufatura, suporte e diários de voo/manutenção de cada aeronave.

Quando em uso, cada caça se comporta de modo diferente e precisa de operações de manutenção específicas, de acordo com o que acontece ao longo de seu uso. Segundo a Dassault, um MRO eficiente exige soluções integradas para analisar a complexidade de dados gerados dos diversos sistemas de informação em diferentes formatos enquanto a aeronave está em uso.

Experiências com gêmeos virtuais na plataforma 3DExperience nos possibilita entender os dados e usá-los para modelar não apenas os equipamentos, os ativos e a frota, mas também todo o sistema de suporte necessário para operar uma aeronave sob qualquer condição e no mais alto nível de desempenho”, disse Bruno Chevalier, vice-presidente executivo sênior e suporte ao cliente militar da Dassault Aviation.

Com a plataforma e aplicativos Netvibes, os técnicos e engenheiros de manutenção da Dassault podem antecipar problemas antes que eles ocorram e elaborar rapidamente cronogramas de manutenção, substituição de partes e processos de MRO apropriados para atender aos objetivos. 

As partes envolvidas podem tomar melhores decisões informadas e de forma colaborativa sobre manutenção preditiva , aprimorando a cadeia de fornecimento de peças de reposição por meio das soluções de suporte ao piloto e assistência em terra, otimizando o inventário.

Redação
Publicado em 11/01/2024, às 08h22


Mais Notícias