AERO Magazine
Busca

Aumento na produção

Daher vai aumentar capacidade de produção do Kodiak 100 e 900

Planta industrial da Daher recebeu investimentos para aumento da produção dos modelos Kodiak 100 e 900


Técnica de "espelhamento" na linha de produção permitirá um aumento na quantidade de aeronaves produzidas por ano - Divulgação
Técnica de "espelhamento" na linha de produção permitirá um aumento na quantidade de aeronaves produzidas por ano - Divulgação

A divisão de aeronaves da Daher revelou recentemente planos para aumentar a produção dos populares aviões utilitários Kodiak 100 e Kodiak 900. A expansão será realizada nas plantas de finalização de produção localizadas em Sandpoint, no estado norte-americano do Idaho.

Segundo a direção da empresa, a nova meta é produzir 25 unidades por ano, um aumento significativo em comparação com os dezoito aviões produzidos no ano passado. Esse aumento na produção reflete a crescente demanda pelos aviões Kodiak em diversos setores.

Para atingir esse objetivo, a Daher implementou uma segunda linha de montagem final. Essa linha utiliza a técnica de espelhamento na construção dos Kodiak, especialmente durante a montagem da fuselagem básica das aeronaves.

Com essa técnica, etapas específicas do processo de produção são realizadas em paralelo, otimizando o acoplamento da asa e do estabilizador horizontal, a integração e o aparelhamento dos controles de voo, a instalação de motores e aviônicos, além do teste de primeiro voo e da entrega ao cliente.

A Daher também destacou outros benefícios resultantes do aumento da produção. Entre eles, a instalação de uma cabine de pintura de aeronaves, que facilita o processo de produção e melhora a qualidade dos modelos Kodiak 100 e Kodiak 900. 

O aprimoramento da produção anunciado hoje responde à forte demanda de toda a base de clientes – desde proprietários e operadores privados até agências governamentais e operadores de missões especiais, para aplicações como supressão de incêndios florestais, monitoramento ambiental, aplicação da lei e evacuação médica”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

O investimento total em Sandpoint foi de aproximadamente US$ 2,7 milhões.

Por Micael Rocha
Publicado em 22/05/2024, às 22h11


Mais Notícias