AERO Magazine
Busca

Turbo-hélice monomotor mais rápido do mercado

Daher atinge a marca de 300 aviões entregues da família TBM 900

Aeronave recebeu pintura especial com tons em dourado e cravo vermelho em homenagem a seu proprietário


TBM 940 de número 300 recebeu pintura especial e detalhe de um cravo vermelho em homenagem ao proprietário

A Daher realizou a entrega da 300ª aeronave da série TBM 900, lançada em 2014 e disponível hoje nas configurações TBM 910 e TBM 940. O modelo é uma evolução da série TBM 800, que aperfeiçoou uma série de recursos da primeira geração, o TBM 700.

A aeronave comemorativa recebeu um esquema de pintura personalizado para seus proprietários, o Dr. Ian Blair Fries e sua esposa Susan Fries, que receberam o avião como a quarta família da TBM que adquiriram nos últimos 20 anos.

LEIA TAMBÉM

O design especial em dourado e branco foi criado pelo escritório Scheme Designers for the Fries, e incluiu detalhes adicionados pela na subsidiária da Daher Aircraft, na Flórida: um cravo vermelho em homenagem à flor usada diariamente por 50 anos pelo Dr. Fries em homenagem a seus pacientes.

“Com base no projeto comprovado do TBM, as atualizações que Daher traz para cada novo modelo justificaram amplamente nossas compras das quatro aeronaves”, contou Ian Fries ao receber o novo avião. “O TBM se encaixa no nosso perfil de transporte: posso planejar um voo de 1.000 milhas náuticas sob quase todas as condições”.

Dr. Fries é um examinador médico sênior de aviação certificado pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, especializado em Estudo de Motivação para Intervenção Humana (HIMS), avaliando pilotos para condições relacionadas a substâncias psicoativas ou álcool.

Como piloto ativo, o Dr. Fries registrou mais de 6.000 horas de voo e possui uma licença ATP (piloto de linha aérea), sendo ainda membro do conselho consultivo da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA).

“Somos gratos à Dra. E Sra. Fries por sua lealdade de mais de 20 anos ao TBM. Por isso, foi muito apropriado que eles recebessem a simbólica 300ª aeronave TBM série 900 como sua última aquisição”, comentou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft.

O TBM 940 incorpora um auto throttle e um sistema automatizado de detecção de gelo, ambos sistemas instalados pela primeira vez em uma aeronave turbo-hélice com peso inferior a 12.500 lb. O TBM 940, entregue pela primeira vez em março de 2019, é equipado com a suíte Garmin 3000, e equipado com o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-66D, com custo estimado de US$ 4,1 milhões.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/02/2020, às 14h00 - Atualizado às 14h11


Mais Notícias