O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB assinou um contrato para novos radares do modelo GM200 MM/A
A Thales anunciou na última quinta-feira (20), que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o Decea, assinou um contrato para a aquisição de radares Ground Master Multi-Mission "All-in-One".
A aquisição visa reforçar a capacidade de vigilância do espaço aéreo brasileiro. Os equipamentos cobrem todo o espectro de ameaças, desde mini drones de baixa altitude até alvos mais rápidos e ágeis a maiores distâncias, mantendo alta mobilidade tática e um tempo de implantação muito curto.
O GM200 MM/A é projetado para missões modernas de vigilância aérea e defesa aérea baseada em solo, oferecendo aos operadores de radar uma consciência situacional superior instantânea. Ele é transportado em um único shelter autônomo padrão ISO de 20 pés, com menos de dez toneladas e possui sistemas de elevação integrados.
"A aquisição e incorporação dos novos radares GM200 MM/A ao 1° GCC contribuirá significativamente para o aprimoramento da vigilância e segurança da navegação aérea, garantindo a pronta resposta para a defesa aérea do país”, disse o Major Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea).
Segundo a Thales, mais de 250 radares da família GM foram vendidos em todo o mundo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/06/2024, às 08h23
+lidas