AERO Magazine
Busca

Monoturboélices

Daher divulga números de entregas em 2023

Daher comemora números de entregas de aeronaves em 2023 e anuncia projeções para 2024 e 2025


Daher mantém ritmo de entregas e projeta melhoria no cenário mundial este ano - Daher
Daher mantém ritmo de entregas e projeta melhoria no cenário mundial este ano - Daher

A Dahe anunciou a entrega de 74 aviões turboélices das famílias TBM e Kodiak ao longo do ano de 2023, ao mesmo tempo em que registrou pedidos para mais cem dessas aeronaves que deverão ser entregues entre 2024 e o início de 2025.

No ano passado foram entregues 56 aviões nas versões TBM 960 e TBM 910, além de dezoito Kodiak 100 e Kodiak 900, que foram entregues para operadores de todo o mundo ao longo de 2023.

"Esses números refletem a estabilização do mercado, pois continuamos a observar uma forte demanda por aeronaves TBM e Kodiak, embora os desafios persistam afetando nossa indústria - incluindo questões de emprego e cadeia de suprimentos", disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

Entre os desafios apontados pelo executivo, a quebra na cadeia de suprimentos causada pela crise sanitária há quatro anos, ainda segue sem uma previsão para ser normalizada. Diversos fabricantes ao redor do mundo sofrem com atrasos e prazos maiores de entregas, afetando a capacidade de produção de produtos finais, como aviões e helicópteros.

Segundo relatório da Daher, a maior parte dos aviões entregues nos últimos doze meses foram do modelo TBM 960, com os Estados Unidos mantendo a liderança de maior mercado, recebendo 43 aeronaves, seguido do Canadá com duas.

Em termos regionais, três TBM 960 foram entregues a clientes na América Latina, sendo um no Brasil, um no México e outro na Bolívia. Além desses países, a empresa registrou demais entregas para países europeus, como Alemanha, França e Reino Unido, além de uma entrega na Ásia Central.

A Daher também centrou esforços nas vendas das duas versões de produção do Kodiak, em especial o Kodiak 100 Series III, agora oferecido com uma hélice de cinco pás, que reduziu sensivelmente o nível de ruído e melhorou o desempenho. Assim como assistiu uma maior demanda pelo Kodiak 900, a versão de maior capacidade e alcance, que começou a ser produzido em 2022. As dezoito aeronaves Kodiak entregues no ano passado foram para proprietários privados e operadores especializados em serviços em regiões remotas, com a América do Norte liderando o mercado.

De acordo com a Daher, até o final do ano passado haviam sido entregues um total de 1.187 aviões da família TBM e outros 339 Kodiak em todo o mundo. A frota global acumula quase três milhões de horas de voo.

Por Micael Rocha
Publicado em 13/02/2024, às 15h15


Mais Notícias