AERO Magazine
Busca

Crescimento equilibrado

Daher anunciou os resultados de 2022

Resultados de 2022 mostrou crescimento da Daher mesmo diante de incertezas com a guerra na Ucrânia e retorno da inflação


Daher produz as família TBM e Kodiak e ampliou sua presença no mercado dos EUA - Daher
Daher produz as família TBM e Kodiak e ampliou sua presença no mercado dos EUA - Daher

A francesa Daher anunciou os resultados de 2022, com vendas de € 1,3 bilhão para todos os seus negócios industriais e de serviços, que representou um aumento de 15,4% em relação a 2021.

O ano passado foi marcado pelo crescimento em todas as atividades da Daher, incluindo a produção dos monoturboélices das famílias TBM e Kodiak.

Um dos destaques foi o posicionamento como um player no mercado dos Estados Unidos, sendo referência em inovação em seus mercados, que inclui produção de componentes para o segmento aeroespacial.

Conforme adiantado por AERO Magazine, ao longo de 2022 foram produzidos e entregues 73 aviões, ante 68 registrados no ano anterior, assim como o recorde de encomendas para as famílias TBM e Kodiak. Além disso, a Daher lançou duas novas aeronaves ao longo do ano, o TBM 960 e o Kodiak 900. A iniciativa foi baseada nas boas perspectivas de crescimento do segmento de monoturboélices avançados, em especial entre os pilotos-proprietários nos Estados Unidos, onde a família TBM tem grande presença.

A Daher destacou que sua divisão industrial de equipamentos e sistemas aeronáuticos registrou alta de 16,3% ao longo de 2022, em parte como resultado do crescimento do tráfego aéreo que pressionou aos principais fabricantes de aviões do mundo, como a Airbus e Boeing, a ampliarem suas linhas de produção.

Outro setor que registrou crescimento, este de 10,7%, no ano passado foi de logística e serviços, em especial após o processo de ampliação internacional, como presença agora também na Alemanha e Espanha.

Ainda que 2022 tenha sido na média positivo, com bons resultados gerais, o ano também foi marcado pela crise na Ucrânia, com impacto sobretudo no aumento dos preços da energia. Além disso, os reflexos da retomada do mercado mundial, após dois anos forte redução das atividades econômicas, refletiu na retomada da inflação na Europa e Estados Unidos, forte tensão no mercado de trabalho e a persistente fragilidade da cadeia produtiva aeronáutica. A situação global dificultou consideravelmente as operações e afetou os prazos de entrega, os custos e a lucratividade da produção industrial da Daher.

Mesmo em um cenário com incertezas, mas impactado positivamente pela retomada das viagens e do transporte aéreo, a Daher adquiriu a unidade de produção de aeroestruturas em Stuart, no estado da Flórida e ainda inaugurou o centro técnico de inovação logística da Log’in em Toulouse, na França.

Em nota, a Daher afirmou que os resultados foram apoiados por seu modelo de negócio equilibrado entre manufatura e serviços, que demonstrou sua resiliência ao longo do tempo e, em particular, durante a crise sanitária e da guerra na Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/02/2023, às 17h25


Mais Notícias