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Monoturboélices

Daher entregou 73 aviões no ano passado

Mesmo diante dos desafios relacionados a cadeia de suprimentos a Daher encerrou o ano passado com 73 aviões entregues


Família TBM tem recebido constantes aprimoramentos ao longo dos últimos anos - Divulgação
Família TBM tem recebido constantes aprimoramentos ao longo dos últimos anos - Divulgação

A Daher Aicraft Division, responsável pelas famílias Kodiak e TBM, anunciou que entregou 73 aviões ao longo do ano passado, acumulando uma carteira de pedidos firmes para aproximadamente cem aviões que serão entregues entre 2023 e 2024.

O resultado demonstra o crescimento do segmento de monoturboélices avançados e do mercado de aviões leves multimissão, assim como a estratégia acertada de manter uma melhoria continuada na família TBM.

Ao longo de 2022 a Daher anundiou dois lançamentos, inicialmente com o TBM 960, a versão mais atual do modelo, que recebeu uma série de aperfeiçoamentos, inclusive controle digital. Em julho, durante o EAA Air Venture, em Oshkosh, a Daher lançou o o Kodiak 900, uma versão baseada no bem-sucedido Kodiak 100, mas que oferece maior capacidade e projeto refinado.

Ainda assim, a Daher enfrentou, como todo fabricante aeroespacial, diversos desafios com a lenta retomada das cadeias de fornecimento, que foram severamente impactadas pela crise desde 2020.

“O desempenho comercial do ano passado se beneficiou dos esforços dedicados de nossas equipes de produção, entrega e vendas em ambos os lados do Atlântico, juntamente com nosso firme compromisso de lidar com os desafios contínuos da cadeia de suprimentos e a escassez de empregos da indústria da aviação”, comentou Nicolas Chabbert, o Vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

O mercado dos Estados Unidos recebeu quarenta dos 73 aviões produzidos pela Daher, seguindo como o principal mercado global do fabricante francês. Já a Europa registrou aumento de onze aeronaves nas entregas.

Em nota o fabricante afirma que a alta nas vendas no ano passado foi impulsionada pela introdução do Kodiak 900, combinado com a popularidade do Kodiak 100 Serie III, que ampliou o interesse norte-americano pelo avião utilitário com capacidade de decolagem e pouso curtos. Durante o ano, dezessete Kodiak 100 foram entregues para operadores comerciais e pilotos-proprietários, sendo dezesseis na América do Norte e um na Europa.

A Daher acredita que o Kodiak 900, que conta com uma fuselagem 1,2 metros mais longa, maior velocidade de cruzeiro e carga útil, aliado ao alcance máximo de 2.000 quilômetros, haverá maior procura por operadores globais, em especial dos Estados Unidos.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/02/2023, às 11h30


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