AERO Magazine
Busca

Boas notícias

Cumbica registrou 1,9 milhão de passageiros em novembro

Penúltimo mês de 2020 ampliou número de viajantes pelo principal aeroporto brasileiro


Pouso no aeroporto de Guarulhos

Movimento internacional no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, teve crescimento de 29,6% em novembro

O aeroporto internacional de São Paulo, o principal aeroporto brasileiro, registrou em novembro um crescimento de 12,4% na movimentação de passageiros na comparação com o mês anterior, outubro.

A GRU Airport, concessionária do aeroporto, apontou que durante o mês de novembro foram movimentados mais de 1,9 milhão de passageiros, com 14.632 pousos e decolagens (nacionais e internacionais).

Mesmo com restrições de viagens internacionais, com restrições para entrada de brasileiros nos Estados Unidos e países da União Europeia, o mês de novembro registrou fluxo que representa 60,4% dos voos existentes no mesmo período de 2019.

" A equipe da GRU Airport segue atuando para criar alternativas que possibilitem o crescimento do setor aéreo. Por isso, mantemos reuniões constantes com as companhias para proporcionar aos passageiros a melhor experiência de viagem diante do novo normal", afirma o diretor de Operações, Comandante Miguel Dau. "Seguimos as recomendações da Anvisa e adotamos diversas medidas sanitárias para a prevenção do novo coronavírus para viagens nacionais e internacionais", declara o diretor.

Voos internacionais

Considerado a principal porta de entrada de voos internacionais no país, o aeroporto teve em novembro um acréscimo de 29,6% nos voos quando comparado com o mês de outubro, totalizando cerca de 7.200 passageiros transportados por dia.

Ao longo de novembro houve ligeira melhora nos resultados graças a retoma de voos regulares para a Argentina, principal destino internacional de São Paulo, e o crescimento de rotas para os Estados Unidos e Europa.

Atualmente o GRU Airport conta com 28 empresas operando regularmente para 29 destinos internacionais, representando uma retomada de 58% quando comparado com os 50 destinos frequentemente operados antes da pandemia.

Voos nacionais

Segundo dados da administradora do aeroporto, a operações nacionais tiveram uma média de 58.900 passageiros diários, com 416 pousos e decolagens. Esse volume representou um aumento de cerca de 17,1% quando comparado a outubro e significou uma retomada de 71% no comparativo com o mesmo período de 2019. O tráfego doméstico ainda continua sendo o mais representativo, totalizando cerca de 89% do total de passageiros movimentados.

Ambiente seguro

Um dos maiores desafios da GRU Airport, como dos demais operadores aeroportuários, foi ampliar as medidas de segurança sanitárias. Ao longo dos últimos meses implantou diversas medidas preventivas, conforme orientações da Anvisa para conscientizar e prevenir a transmissão de covid-19 no aeroporto. Foram instalados mais de 300 dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas e, como medida adicional às recomendadas pelo órgão oficial, aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/12/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h38


Mais Notícias