Mais de 60 aeronaves vão participar da coroação do Rei Charles III no que é considerada a maior cerimônia militar britânica em 70 anos
Neste sábado (6), ocorrerá a cerimônia de coroação do Rei Charles III, na Abadia de Westminster, em Londres. O evento terá início a partir das 7h (horário de Brasília), que contará com uma série de ritos milutares, que vão ocorrer em terra, ar e mar em homenagem ao novo Comandante em Chefe das forças armadas do Reino Unido.
Aproximadamente 5.000 militares das forças armadas britânicas acompanharão a carruagem com o Rei Charles e a Rainha Consorte Camilla entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, no que é considerada a maior cerimonia militar britânica em 70 anos.
"'A contribuição das Forças Armadas para a Coroação simboliza serviço inflexível ao Rei e ao País. Ele reflete séculos de tradição, mas é indicativo do papel integral que as Forças Armadas desempenham no Reino Unido moderna e as formas extraordinárias como apoiamos a nação, seja impedindo agressões e mantendo a estabilidade em todo o mundo ou fortalecendo nossa resiliência e prosperidade domésticas", disse Tony Radakin, chefe do Estado-Maior da Defesa.
No ar também haverá diversas apresentações, entre elas os Red Arrows, esquadrão de demonstração aérea da Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês), a passagem dos caças de quinta geração F-35B, dos Eurofighter Typhoon, dos aviões de patrulha marítima P-8 Poseidon, assim como helicópteros. Outro destaque será a presença de aviões históricos como o lendário Spitfire, considerado herói de guerra pelos britânicos, do bombardeiro Lancaster e do caça Hurricane, dentre outros.
O desfile aéreo contará com a presença de 68 aeronaves dos mais diferentes modelos, incluindo as utilizadas pelo exército e a Marinha Real.
"Da procissão no The Mall, ao sobrevoo de Londres, com salvas de tiros no mar e em todo o país, será uma homenagem espetacular, justa e um privilégio de participar para todos os envolvidos e [aos que] assistirem de longe", destacou Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido.
Embora seja comum lermos como sinônimos Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido, na verdade se tratam de nações diferentes?
A Inglaterra é um país nas ilhas britânicas, que faz fronteira com a Escócia e o País de Gales. Sua mais famosa cidade é Londres, que é a capital do país e também do Reino Unido.
A Grã-Bretanha é uma nação insular, composta por uma grande ilha que está separada do continente europeu pelo Canal da Mancha e pelo Mar do Norte, sendo compreendida pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.
O Reino Unido, oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, é a nação formada pelos três países da Grã-Bretanha e pela Irlanda do Norte.
Por fim, a Commonwealth ou Comunidade Britânica de Nações, é uma organização composta por 56 países independentes, mas que reconhecem o Rei Charles III como monarca.
Por André Magalhães
Publicado em 05/05/2023, às 14h50
+lidas