AERO Magazine
Busca

Desde o acionamento dos motores

Controladores de tráfegos aéreo voam na cabine de Boeing 737

Projeto de intercâmbio entre controladores e pilotos visa aumentar conhecimento da rotina de voo


Gol Linhas Aéreas e Decea realizam voo de intercâmbio entre pilotos e controladores de tráfego aéreo

Buscando familiarizar os controladores de tráfego aéreo com a performance das aeronaves a jato comerciais, que diariamente controlam, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) retomou o projeto de familiarização realizado na cabine de aviões em voos de carreira.

Dois controladores voaram entre Rio de Janeiro e São Paulo (idea e volta) dentro da cabine, permitindo um intercâmbio operacional entre controladores e pilotos, por meio do contato direto. A intenção é que a interação permita a ampliação do conhecimento da performance operacional das aeronaves e dos serviços de tráfego aéreo prestados em todas as fases de um voo.

LEIA TAMBÉM

“Essa iniciativa aproxima os controladores de nossos clientes diretos, gera sinergia e entendimento mútuo do sistema, proporcionando melhoria na prestação do serviço e na segurança das operações nas duas principais terminais do país”, afirma o tenente-coronel Chrystian Alex Scherk Ciccacio, chefe do SRPV-SP.

De acordo com o Decea, os acompanhamentos dos voos foram planejados em função do setor de atuação do controlador e, preferencialmente, nos horários de maior movimento. Após o retorno o controlador entregou um relatório de verificação final, contendo informações referentes aos procedimentos executados por controladores e pilotos em todas fases do voo, desde o acionamento dos motores até o pouso.

“É muito importante para cada um conhecer melhor o lado do outro. Para nós é uma oportunidade de demonstrar ao controlador nossa situação na hora de reduzir, na hora de descer, na hora de acelerar o avião, demonstrar em voo os impactos e as relações com a performance da aeronave”, comentou Augusto da Fonseca Viana, comandante da Gol que realizou um dos voos.

As mesmas percepções tiveram os controladores, que puderam visualizar o voo da perspectiva dos pilotos. “Da cabine pude observar a execução dos procedimentos de navegação aérea na perspectiva da performance da aeronave - ajustes de velocidade, sequenciamento, separações de voo”, comentou o sargento William, controlador de tráfego aéreo do DTCEA-GL. “É uma experiência muito eficiente para o aprimoramento da coordenação piloto-controlador”.

O Acordo de Cooperação Operacional está previsto na Circular Normativa de Controle do Espaço Aéreo - CIRCEA 100-80. Os voos foram os primeiros do tipo realizados em 2019.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Redação
Publicado em 29/08/2019, às 15h00 - Atualizado às 16h02


Mais Notícias