AERO Magazine
Busca

Mundo globalizado

Componentes do Pilatus PC-12 serão produzidos no Marrocos

Fabricante suíço amplia rede de fornecedores globais para sua família de monoturbo-hélices


Pilatus PC-12

Parte da fuselagem e asas do PC-12 serão agoras montadas por empresa belga no Marrocos | Foto: Divulgação

A suíça Pilatus formalizou um acordo para produzir componentes do turbo-hélice PC-12 no Marrocos. A parceria será com a belga Sabca, que planeja montar os componentes em Casablanca, a maior cidade marroquina.

A expectativa é que já no primeiro semestre a Pilatus receba as primeira estruturas de fuselagem, asas e controles de voo do PC-12, incluindo instalação de fiação elétrica, produzidas no Marrocos.

A Sabca investiu aproximadamente US$ 19 milhões (R$ 107 milhões) na construção de uma nova estrutura fabril, com 16.000 metros quadrados, que abriga a unidade de aeroestruturas destinados ao PC-12.

Inicialmente a empresa deverá empregar cem funcionários, podendo ampliar sua capacidade de acordo com a demanda global da Pilatus. Os componentes serão entregues pela Sabca diretamente para a Pilatus, em Stans, na Suíça.

O movimento da Pilatus e da Sbca está alinhado com o setor aeroespacial que tem ampliado a cadeia de fornecedores ao redor do mundo. Diversos fabricantes estão terceirizando a produção de subcomponentes, ou mesmo de estruturas primárias, que são construídas e montadas em diversos países.

Algumas nações em desenvolvimento, em especial no setor aeroespacial, estão se beneficiando desse redesenho na cadeia global de fornecedores, ampliando a instalação local de indústrias de alta tecnologia. Parte de componentes da Airbus, Boeing, Dassault, entre outros, é produzido na Turquia, Índia e Coreia.

  • eceba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/01/2022, às 17h00 - Atualizado às 18h17


Mais Notícias