AERO Magazine
Busca

Teste com os indianos

Índia vai usar caça Rafale M em teste para futuro porta-aviões

Marinha indiana deseja obter ao menos quatro caças como arrendamento para futuros testes


Caças Rafale M são operados a partir do porta-aviões francês Charles de Gaulle | Foto: Marine Nationale

Um caça Rafale M realizará testes visando a operação do avião francês no mais novo porta-aviões indiano INS Vikrant, que deverá ser comissionado em agosto de 2022. A informação foi divulgada pelo site Hindustan Times.

O teste deverá acontecer no próximo dia 6 de janeiro, na Instalação de Testes Baseada em Terra no INS Hansa, na cidade indiana de Goa.

O mais novo porta-aviões da marinha da Índia tem a "sky-ramp", um sistema igual ao usado no porta-aviões russo e nos chineses. Na marinha francesa, o caça opera no sistema de tradicional de catapulta para ser lançado do navio.

O teste servirá para verificar se a versão naval do caça de fabricação francesa está apto neste típico específico de operação.

Entretanto, a Índia também deverá testar outro caça na instalação INS Hansa, trata-se do F/A-18 Hornet, que da mesma maneira que o francês, opera somente no sistema de catapulta. Vale ressaltar que o Rafale M é mais leve que o F/A-18 Hornet.

Nas operações reais da marinha indiana é utilizado o Mig-29K, uma versão exclusivamente dedicada as operações navais.

Até o momento apenas a França opera o Dassault Rafale na versão naval | Foto: Divulgação

De ainda de acordo com o referido site , a Índia poderia pedir à França, quatro caças Rafale M de arrendamento, para os testes definitivos no porta-aviões INS Vikerant. Vale considerar que unidades do Dassault Rafale, na versão convencional, já estão sendo entregues à força aérea indiana.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 03/01/2022, às 13h50 - Atualizado às 20h55


Mais Notícias