AERO Magazine
Busca

Ampliação de capacidades

Boeing ganha contrato para atualizar frota de caças F-15J do Japão

Versão atualizada pode ser vista como resposta aos recentes desenvolvimentos da China


Frota de caças F-15J/DJ japoneses são fabricados sob licença pela Mitsubishi | Foto: Divulgação

O Japão irá atualizar sua frota de caças F-15J para um novo padrão, melhorando diversos componentes da aeronave.

O fabricante Boeing ganhou um contrato de mais de 400 milhões de dólares para produzir novos sistemas para o chamado F-15 Japan Super Interceptor (JSI, na sigla em inglês).

"A Boeing foi premiada com um contrato para o Programa F-15 Japan Super Interceptor. A ação do contrato prevê o projeto e desenvolvimento de um conjunto integrado de sistemas de aeronaves para apoiar a modificação da aeronave F-15MJ do Japão", disse o Pentágono.

O trabalho será feito na unidade de St. Louis, no estado do Missouri. O planejado é que a modificação dos caças F-15J para o padrão F-15 JSI seja finalizado em 31 de dezembro de 2028.

Algumas das atualizações será uma nova suíte de guerra eletrônica, a instalação do radar Aesa AN/APG 81(v)1 e demais sistemas, sendo que, alguns são similares aos instalados na versão avançada F-15EX, que está em produção nos EUA.

A modernização da forta dos F-15J pode ser vista como uma resposta aos crescentes desenvolvimentos aeronáuticos da China que revelou, no ano passado, algumas modernizações de aeronaves, além da produção em massa do caça furtivo J-20.

Além da frota grande frota de caças F-15, o Japão ainda opera aeronaves F-2, uma versão do F-16 construída no país.Além disso, caças furtivos F-35A estão sendo introduzidos à frota, quando estiverem em operação compelta, será a segunda maior frota de aeronaves deste modelo em todo o globo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 03/01/2022, às 11h10 - Atualizado às 11h27


Mais Notícias