AERO Magazine
Busca

No Brasil

Combustível sustentável de aviação poderá ser produzido a partir do etanol

Raízen obteve certificação para produzir etanol como combustível sustentável, a partir de um parque do interior paulist


A certificação é mantida pela Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), que exige requisitos internacionais para a produção - Divulgação
A certificação é mantida pela Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), que exige requisitos internacionais para a produção - Divulgação

A Raízen obteve uma certificação que permitirá o uso do etanol para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil.

O certificado Iscc Corsia Plus (Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional), mantido pela Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), comprova que o etanol produzido em um parque de bioenergia localizado no interior de São Paulo cumpre os requisitos internacionais para a produção do SAF.

A busca por alternativas mais limpas e sustentáveis é um desafio global e temos a meta de contribuir com este objetivo por meio do etanol da cana-de-açúcar”, disse Francis Queen, vice-presidente de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. 

O SAF é capaz de reduzir em até 80% o volume total de emissões de gases de efeito estufa em comparação ao combustível fóssil de aviação, segundo estimativa da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). Diante do desafio, a aviação global se comprometeu em reduzir as emissões gradualmente para, até 2050, atingirem emissões líquidas zero.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/08/2023, às 15h13


Mais Notícias