Projeto dos anos 1980 se destaca por grande velocidade e alcance uma das maiores na categoria
A SyberJet Aircraft concluiu os ensaios de alta potência dos motores do novo jato de negócios SJ30i, dando sequência ao programa de ensaios, que prevê o primeiro voo na próxima semana. O programa de certificação está sendo conduzido pela empresa a partir de sua unidade em San Antonio, Texas.
O SJ30i é um ligh jet derivado do modelo SJ30-2, sendo a aeronave de teste, matrícula N50SJ, um modelo 2005 modificado para a nova versão. O SJ30i é uma atualização do modelo anterior, contando com a nova suíte de aviônicos Honeywell Primus Apex 2.0 com telas de 12 polegadas, designada pelo fabricante como Sybervision. O interior também foi reprojetado, se tornando mais ergonômicos e moderno. A atualização no sistema de aviônicos e interior permitiu uma redução de 200 libras, que foram acrescidas como peso útil.
O fabricante deverá ainda apresentar o SJ30x, que será equipado com os motores Williams International FJ44-3AP-25, com Fadec duplo. Os novos motores devem proporcionar melhora significativa no desempenho, incluindo subida mais rápida, maior velocidade de cruzeiro em altitude, maior carga útil e consumo menor. A versão SJ30x também será equipada com ponto de reabastecimento único.
Embora o SJ30 detenha três recordes mundiais de velocidade e distância percorrida, o modelo criado nos anos 1980 sofreu uma série de atrasos e foi certificado apenas em 2005. A SyberJet passou por diversas fases ao longo das décadas, tendo quase entrado em colapso em 2011. Desde então a companhia pertence a Metalcraft Technologies, que trabalha na atualização do projeto, que originalmente teve apenas oito aviões produzidos.
O SJ30 é um avião da categoria light jet, com capacidade para sete pessoas e certificado como single-pilot, mas se destaca por suas asas com enflechamento de 30 graus, projetada para máxima eficiência em grandes velocidades. O avião possui velocidade de cruzeiro de Mach 0,83 com alcance de 2500 nm (4.600 km), com teto de serviço de 49.000 pés. Outro destaque é manter uma altitude de cabine no nível do mar mesmo voando a 41.000 pés.
A SyberJet Aircraft espera atualizar o SJ30 o tornando cometitivo no mercado de jatos leves de entrada, podendo disputar mercado com os Embraer Phenom 300, HondaJet e Bombardier Learjet.
Redação
Publicado em 26/09/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h41
+lidas