AERO Magazine
Busca

Modernização da frota

Colômbia reativará a compra de novos caças para substituir os Kfair

Entre novos caças para substituir os Kfair, são cogitados o norte-americano F-16 Fighting Falcon e o sueco Saab Gripen


Caças de produção israelense foram comprados em 1989 - Força Aérea da Colômbia
Caças de produção israelense foram comprados em 1989 - Força Aérea da Colômbia

O governo da Colômbia reativará a compra de novos caças para substituir os Kfair, em uso desde a década de 1980.

O presidente do país, Gustavo Petro, havia dito em campanha que este assunto não era prioridade, mas houve uma mudança de posicionamento através do comandante da Força Aérea Colombiana, Luis Carlos Córdoba, segundo o site Defese News.

Atualmente, o principal caça em uso no país sul-americano é o Kfair. Em 1989, foram comprados 24 unidades do caça de produção israelense. Entre os anos de 2009 a 2017, os aviões passaram por uma considerável modernização.

Entre as atualizações, estão as instalações de um radar ativo de varredura eletrônica ELM-2032, da Elta Systems, e um link de dados. Além disso, também está na lista, a integração de mísseis ar-ar de longo alcance, similar ao utilizado nos caças F-16 Block 52.

Opções de novos caças:

Dois modelos estão em pauta na defesa da Colômbia: o norte-americano Lockheed Martin F-16 Fightning Falcon e o sueco Saab Gripen.  A proximidade da Colômbia com os Estados Unidos pode ser um fator decisivo na escolha do produto norte-americano, mas a proposta sueca não deixa de ser interessante. 

Outros modelos de caças já foram cogitados, como o francês Dassault Rafale e o também europeu Eurofighter Typhoon, mas o país se tem se mostrado inclinado na aquisção de aviões monomotores.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 21/09/2022, às 09h50


Mais Notícias