AERO Magazine
Busca

Solução em combate em tempo real

Chile trabalha em plataforma situacional geoespacial com visualização 2D e 3D

Projeto da ENAER desenvolvido pela DTS com tecnologias Hexagon deverá ampliar as capacidades militares do Chile


Sistema chileno permitirá a criação de soluções de missão crítica em tempo real - Divulgação
Sistema chileno permitirá a criação de soluções de missão crítica em tempo real - Divulgação

O Chile trabalha para desenvolver uma nova geração de sistemas de Defesa baseado em sistema geospacial, que permitirá a criação de soluções de missão crítica em tempo real.

O sistema será fornecido pela Hexagon, especializada em sensores, softwares e soluções autônomas, em parceria com a DTS, empresa chilena de desenvolvimento de tecnologias e sistemas, do mesmo grupo da Empresa Nacional de Aeronáutica do Chile (ENAER).

A plataforma é baseada nas licenças Luciad, que permite o desenvolvimento de sistemas para consciência situacional geoespacial com visualização 2D e 3D de múltiplos dados estáticos, dinâmicos e em tempo real.

O sistema está sendo utilizado pela DTS para o desenvolvimento das versões iniciais de emprego militar, que passa pela fase de avaliação em campo pelas Forças Armadas Chilenas, tais como os sistemas de Planejamento de Missão (MPS) e de Rastreamento (TRK) da nova aeronave Pillán II, os quais já tiveram a sua etapa conceitual finalizada.

Outra solução desenvolvida pela DTS com a tecnologia da Hexagon é o Sistema C2 de combate e controle tático, que deverá entrar em funcionamento durante o Exercício Salitre 2022, no terceiro trimestre de 2022, no Chile, e contará com a participação inclusive da Força Aérea Brasileira.

“De início, três importantes sistemas foram desenvolvidos com a plataforma Luciad, e seguramente outras soluções serão desenvolvidas em breve com o uso da sua API para missões críticas, a mais utilizada no mundo por organizações que atuam no setor de Defesa”, afirmou Juliano Lazaro, gerente regional de vendas e canais da Hexagon para a América do Sul.

O sistema utilizado pelo Chile já é empregado por outros integradores de sistemas incluindo a OTAN, a Colômbia e o México, que também selecionaram a plataforma Luciad para o desenvolvimento de sistemas de Comando & Controle, Defesa Aérea, Vigilância de Fronteiras, Sistemas de Combate, GEOINT entre outros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/05/2022, às 15h28


Mais Notícias