Aeronaves A-29 Super Tucano são construída sob licença nos Estados Unidos
A Força Aérea dos Estados Unidos recebeu mais um A-29C Super Tucano. A Sierra Nevada Corporation (SNC), empresa norte-americana que constrói o avião brasileiro sob licença nos EUA, anunciou que entregou o terceiro caça-leve ao Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Afsoc, na sigla em inglês).
“Com uma linha de produção ativa e baixos custos de ciclo de vida, o A-29C pode fazer a transição facilmente para o campo para aprimorar o suporte aos combatentes e fornecer recursos há muito esperados para aqueles que estão no solo”, disse a SNC.
Nos EUA os A-29C Super Tucano conduzem operações especias, treinamento, avaliação e assistência das forças de aviação de países parceiros no emprego do poder aéreo.
Uma das três aeronaves entregues ostenta uma pintura retrô em homenagem aos clássicos P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt, utilizados na Segunda Guerra Mundial.
Os Super Tucanos produzidos pela SNC em parceria com a Embraer Defesa & Segurança já participaram missões reais em território de conflito. Os aviões eram usados pelas forças Afegãs contra grupos extremistas, isso antes da chegada do Talibã ao poder no ano passado. O Talibã quis reivindicar alguns A-29 que saíram do país com a chegada do grupo.
O avião de origem e desenvolvimento brasileiro tem sucesso no mercado exterior. Ao todo, 15 forças aéreas em todo o mundo operam a aeronave. A última entrega de destaque foi para as Filipinas, no continente asiático.
Por André Magalhães
Publicado em 02/04/2022, às 12h35
+lidas