AERO Magazine
Busca

Leves e versáteis

Citation CJ3 alcança a marca de 600 aeronaves entregues

Família de jatos leves da Cessna mantém posição de destaque nos modelos de entrada da aviação de negócios


Citation CJ3+ de numero 600

Família CJ3 mantém a consolidação da Cessna no segmento de jatos de negócios leves

A Textron Aviation realizou a entrega da 600ª aeronave da família de jatos leves Citation CJ3.

A entrega marca o bom momento da aviação de negócios, mesmo diante dos impactos globais da crise sanitária. Ao atingir o número de seiscentos aviões entregues, a Cessna consolida sua posição no mercado de jatos leves, um dos mais competitivos da aviação de negócios.

Nos últimos anos o Citation CJ3+ recebeu algumas melhorias, como nova tecnologia de cabine e cockpit, além de ser certificado como single pilot, ou seja, com a possibilidade de operação com um único piloto. Ainda assim, o modelo continua apto para as operações tradicionais com dois pilotos.

Cockpit do Citation CJ3+ com a suíte de aviônicos Garmin 3000

O Citation CJ3+ conta com a aviônica Garmin G3000 e possui velocidade máxima de Mach 0.737, velocidade de cruzeiro máximo de 416 nós (770 km/h) e alcance de 2.040 milhas náuticas (3.778 km). O Citation CJ3+ pode voar com um piloto e até quatro passageiros sem escalas entre Washington D.C e a Cidade do México; ou ainda entre Lima e São Paulo.

Atualmente a Cessna disputa o segmento de jatos leves especialmente com a HondaJet e a Embraer, mas manteve sua oferta de aeronaves com os Citation CJ3+ e Citation M2. De acordo com a Textron, a família Citation já entregou mais de 5.000 aeronaves de negócios leves em todo o mundo, o que inclui as variantes Cessna Citation M2, CJ3+ e o CJ4 Gen2.

Interior do Citation Cj3+

O interior pode acomodar até nove passageiros, em diversas opções de layout interno

Por Gabriel Benevides
Publicado em 06/04/2021, às 16h25 - Atualizado às 18h47


Mais Notícias