AERO Magazine
Busca

Ops!

Avião cargueiro errou o destino e pousou em aeroporto em obras

Pilotos da Ethiopian Cargo confundiram a pista devido a proximidade dos terminais


Boeing 737-800F da Ethiopian Cargo em aeroporto errado

Trabalhadores da obra do novo aeroporto alertaram a tripulação sobre o equivoco 

Um voo cargueiro pousou por engano em um aeroporto em obras, quase dezesseis quilômetros do destino correto. Trabalhadores da construção gravaram a aeronave taxiando na área ainda em obras e decolando em seguida.

O caso envolveu um Boeing 737-800F da Ethiopian Cargo partiu de Addis Ababa (ADD), capital da Etiópia, com destino a Ndola (NLA), segunda maior cidade de Zâmbia, mas acabou errando o aeroporto.

No canto direito o atual aeroporto de Ndola e no lado esquerdo as obras avançadas do novo terminal | Imagem: Google

Ainda que a Ethiopian Airlines seja considerada uma das mais seguras empresas aéreas do mundo, no mesmo dia outro avião, desta vez com passageiros, fez aproximação por engano para o local. Funcionários da obra sinalizaram no solo para a tripulação que teve tempo de arremeter e pousar em segurança no internacional de Ndola, minutos depois.

O novo aeroporto internacional da província de Copperbelt, será inaugurado este ano com uma pista de 3.500 metros e substituirá NLA, com duas pistas paralelas de 1.215 e 3.215 metros.

Chama atenção dois voos errarem o mesmo destino, porém, os aeroportos possuem coordenadas geográficas próximas e existe um controle de voo deficiente na cidade. No Brasil e em outros países, como nos Estados Unidos, aviões já erraram o aeroporto correto.

Um dos casos mais notórios foi um 747 Dreamlifter, utilizado pela Boeing no transporte de componentes de seus aviões, que errou o aeroporto, pousando um uma pista muito menor do que a correta.

O erro aponta possíveis deficiências em uma série de aspectos operacionais, podendo incluir falta de informação nas cartas de navegação, controle ineficiente, fadiga dos pilotos, entre outros.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/04/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h47


Mais Notícias