AERO Magazine
Busca

Mirando na China

Cerca de 100 aeronaves participarão de exercício militar na Austrália

Cerca de 100 aeronaves de 17 países irão realizar um grande treino multinacional na Austrália


Exercício proporciona integração de diferentes modelos de aeronaves - Força Aérea Alemã
Exercício proporciona integração de diferentes modelos de aeronaves - Força Aérea Alemã

A  Austrália vai conduzir o exercício aéreo Pitch Black 2022, que contará com aproximadamente 100 aeronaves e 2.500 militares de 17 nações diferentes.

A operação que ocorerrá a partir das bases aéreas de Darwin, Tindal e Amberley, entre o dia 19 de agosto e 8 de setembro, sendo considerado um recado multinacional as ambições da China na região do Pacífico.

"A participação internacional no Exercício Pitch Black, dentro da região do Indo-Pacífico e no exterior, fornece ao pessoal de todas as nações experiência de atuar com aeronaves, sistemas e práticas de trabalho, no ambiente único do norte da Austrália, que de outra forma não seria familiar", disse Peter Wood, capitão e diretor do exercício.

Entre os países convidados destacam-se a Alemanha, Coreia do Sul e Japão. O treinamento, que ficou quatro anos sem ocorrer devido à pandemia, retona agregando mais nações e aeronaves.

A lista completa dos participantes inclui a França, Alemanha, Indonésia, Índia, Cingapura, Japão, República da Coreia, Reino Unido, Filipinas, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Holanda , Malásia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

A doutrina entre os países aliados também é um claro recado internacional, principalmente a Pequim, que conduz exercícios militares, visto por muitos como provocativos.

Vale considerar que a China ainda está conduzindo um grande exercício militar no Estreito de Taiwan, que tem deixado tensas as relações internacionais com o governo de Xi Jinping.

Saiba Mais...

A Força Aérea da Alemanha enviou seis caças Eurofighter Typhhon, três aviões-tanque A330 MRTT e um cargueiro A400M, além de 200 militares. Um dos focos do treinamento é a integração e doutrina dos pilotos participantes que poderão testemunhar a ação dos caças de quinta geração F-35A.

O governo da Alemanha anunciou a aquisição de algumas unidades do moderno caça norte-americano e a experiência na Austrália é vista como de grande valia aos pilotos alemães.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 15/08/2022, às 13h35


Mais Notícias