Michael O’Leary, CEO do grupo Ryanair, estaria aberto a negociações para encomendar o Airbus A320, desde que o fabricante europeu faça a oferta adequada para a companhia
Frota da Ryanair atualmente é composta exclusivamente do Boeing 737 NG
Durante a cúpula da aviação A4E em Burxelas, Michael O’Leary comentou que “o A320 é um ótimo avião”, embora enfatize que o foco da Ryanair sempre foi o 737 MAX.
“As Aeronaves da Airbus são mais caras que as da Boeing, logo a Lauda (operadora do A320) ganha menos dinheiro que a Ryanair” comentou O’Leary. “Além disso, existe uma competição acirrada em Viena, pois a diferença é a mesma entre o Toyota Corolla e o Volkswagen Golf - ambos cumprem a mesma função, a questão é: qual é o preço de compra mais barato?”
O’Leary revelou durante a cúpula que “atendeu” a Airbus na semana passada e acrescentou: “Eu conversaria com a Airbus e a Boeing se o preço estivesse de acordo com a realidade da Ryanair e os slots subissem”.
Mesmo com os 737 MAX groundeados, a Ryanair possui mais 50 encomendados, mas as entregas foram adiadas por conta dos problemas que a aeronave vem apresentando desde março do ano passado. Por conta disso, a Ryanair se viu obrigada a reduzir os seus planos de expansão para 2020, mas mesmo com essa situação, O’Leary não descartou a compra de mais jatos e está discutindo com a Boeing esta possibilidade.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 06/03/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h24
+lidas