Catarina Aviation Show 2025 reuniu mais de 70 expositores no maior evento da aviação executiva da América Latina
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O São Paulo Catarina aeroporto executivo internacional sediou, entre os dias 5 e 7 de junho, a 4ª edição do Catarina Aviation Show, principal evento da aviação executiva na América Latina.
A edição de 2025 contou com mais de setenta expositores e dobrou a área ocupada em relação ao ano anterior. Promovido pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil e apresentado pelo Bradesco Global Private Bank, o evento foi exclusivo para convidados e marcou a estreia de dezessete marcas, incluindo Airbus Corporate Jets, Boeing Business Jets, Dassault Falcon Jet, TAM Aviação Executiva e Schaefer Yachts.
“O evento, um dos mais importantes do mercado de aviação executiva, é uma plataforma estratégica para fortalecer relacionamentos, compartilhar tendências e apresentar soluções alinhadas às necessidades e aspirações de cada perfil de cliente”, disse Leandro Karam, diretor do Bradesco Global Private Bank.
Empresas já tradicionais, como Embraer, Gulfstream, Leonardo e Bombardier, também participaram. Segundo Augusto Martins, CEO da JHSF, o crescimento da feira consolida o evento como referência no setor. A programação integrou ainda setores como o automotivo, náutico e de produtos de alto padrão. "Mais do que uma exposição, buscamos proporcionar experiências exclusivas que atendam às expectativas de um público altamente qualificado", disse Martins.
A edição deste ano teve a participação inédita da Dassault Falcon Jet, que apresentou os modelos Falcon 8X e Falcon 2000LXS. A Airbus também fez sua estreia nacional com o jato ACJ TwoTwenty, avaliado em até US$ 100 milhões (R$ 554,4 milhões), adaptado da aviação comercial para o segmento executivo. “Este ano reunimos os maiores fabricantes e a maior quantidade de aeronaves expostas”, disse Vinnicius Vieira, diretor da NürnbergMesse Brasil e um dos responsáveis pelo projeto.
A Gulfstream aproveitou o evento para celebrar a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o modelo G700, liberando as primeiras entregas no Brasil. A venda da primeira unidade da aeronave no país ocorreu na edição anterior, em 2024. “Temos observado um forte interesse pelo G700 na América Latina e estamos entusiasmados para que os clientes no Brasil conheçam as amplas capacidades que essa aeronave oferece”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.
A Bombardier destacou o crescimento da demanda por jatos de longo alcance na região. A fabricante canadense, com 650 aeronaves ativas na América Latina, vem observando uma migração de clientes brasileiros para modelos como o Global 7500 e o futuro Global 8000. “Não estamos falando com curiosos, mas com tomadores de decisão”, disse Humberto Moas, diretor de vendas da Bombardier na região.
O Catarina Aviation Show também destacou aeronaves clássicas em edições limitadas. O Dimor Group levou ao aeroporto os modelos WACO YMF-5, Junkers A50 Heritage e A50 Junior, aviões artesanais inspirados na aviação dos anos 1930. Produzidas na Alemanha, essas aeronaves têm tiragens de apenas dez unidades por ano e preços que variam entre US$ 70 mil e US$ 800 mil (entre R$ 388,1 mil e R$ 4,43 milhões).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/06/2025, às 19h23
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