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Catarina Aviation Show 2025

Catarina Aviation Show 2025 reuniu gigantes da aviação executiva

Catarina Aviation Show 2025 reuniu mais de 70 expositores no maior evento da aviação executiva da América Latina


Com 70 expositores e estreia de 17 marcas, feira internacional reforça protagonismo do Brasil na aviação executiva da América Latina - Cleiby Trevisan
Com 70 expositores e estreia de 17 marcas, feira internacional reforça protagonismo do Brasil na aviação executiva da América Latina - Cleiby Trevisan

ESPECIAL CATARINA AVIATION SHOW oferecido porbradesco

O São Paulo Catarina aeroporto executivo internacional sediou, entre os dias 5 e 7 de junho, a 4ª edição do Catarina Aviation Show, principal evento da aviação executiva na América Latina.

A edição de 2025 contou com mais de setenta expositores e dobrou a área ocupada em relação ao ano anterior. Promovido pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil e apresentado pelo Bradesco Global Private Bank, o evento foi exclusivo para convidados e marcou a estreia de dezessete marcas, incluindo Airbus Corporate Jets, Boeing Business Jets, Dassault Falcon Jet, TAM Aviação Executiva e Schaefer Yachts.

O evento, um dos mais importantes do mercado de aviação executiva, é uma plataforma estratégica para fortalecer relacionamentos, compartilhar tendências e apresentar soluções alinhadas às necessidades e aspirações de cada perfil de cliente”, disse Leandro Karam, diretor do Bradesco Global Private Bank.

Empresas já tradicionais, como Embraer, Gulfstream, Leonardo e Bombardier, também participaram. Segundo Augusto Martins, CEO da JHSF, o crescimento da feira consolida o evento como referência no setor. A programação integrou ainda setores como o automotivo, náutico e de produtos de alto padrão. "Mais do que uma exposição, buscamos proporcionar experiências exclusivas que atendam às expectativas de um público altamente qualificado", disse Martins.

A edição deste ano teve a participação inédita da Dassault Falcon Jet, que apresentou os modelos Falcon 8X e Falcon 2000LXS. A Airbus também fez sua estreia nacional com o jato ACJ TwoTwenty, avaliado em até US$ 100 milhões (R$ 554,4 milhões), adaptado da aviação comercial para o segmento executivo. “Este ano reunimos os maiores fabricantes e a maior quantidade de aeronaves expostas”, disse Vinnicius Vieira, diretor da NürnbergMesse Brasil e um dos responsáveis pelo projeto.

A Gulfstream aproveitou o evento para celebrar a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o modelo G700, liberando as primeiras entregas no Brasil. A venda da primeira unidade da aeronave no país ocorreu na edição anterior, em 2024. “Temos observado um forte interesse pelo G700 na América Latina e estamos entusiasmados para que os clientes no Brasil conheçam as amplas capacidades que essa aeronave oferece”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.

A Bombardier destacou o crescimento da demanda por jatos de longo alcance na região. A fabricante canadense, com 650 aeronaves ativas na América Latina, vem observando uma migração de clientes brasileiros para modelos como o Global 7500 e o futuro Global 8000. “Não estamos falando com curiosos, mas com tomadores de decisão”, disse Humberto Moas, diretor de vendas da Bombardier na região.

O Catarina Aviation Show também destacou aeronaves clássicas em edições limitadas. O Dimor Group levou ao aeroporto os modelos WACO YMF-5, Junkers A50 Heritage e A50 Junior, aviões artesanais inspirados na aviação dos anos 1930. Produzidas na Alemanha, essas aeronaves têm tiragens de apenas dez unidades por ano e preços que variam entre US$ 70 mil e US$ 800 mil (entre R$ 388,1 mil e R$ 4,43 milhões).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/06/2025, às 19h23


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