Frota de caças do Catar ainda vai incluir o francês Dassault Rafale
O Catar receberá os caças Eurofighter Typhoon no mês de agosto. Os novos aviões iniciam um processo de modernização da força aérea do país árabe, que em novembro deverá receber os jogos da Copa do Mundo da Fifa.
A confirmação da data de entrega dos caças do Catar foi divulgada pela agência de notícias estatal do país (QNA) na segunda-feira (21).
O primeiro Typhoon do Catar recebeu a pintura definitiva na cor cinza e com marcações da força aérea no começo do mês, com os registros feitos em Warton, no Reino Unido. Atualmente o primeiro avião está passando por vários testes de aceitação, devendo cumprir uma extensa bateria de ensaios.
Em 2017, o Catar encomendou 24 unidades do caça europeu. O governo do país árabe tem investido constantemente em defesa, sendo que apenas na força aérea ainda estão inclusos outros dois modelos, incluindo o fracês Rafale, rival do Eurofighter Typhoon.
Ao todo, o Catar planeja ter em sua força aérea os 24 Eurofighter Typhoon, 36 caças Rafale e 36 F-15QA, versão mais recente do poderoso avião norte-americano. A nova frota deverá substituir 29 caças Boeing F/A-18 C/D Hornet, que estão em operação há 30 anos.
Outro país árabe que está comprando o Typhoon é o Kuwait, que já recebeu algumas unidades do caça de 4º geração plus (4,5).
Por André Magalhães
Publicado em 25/05/2022, às 11h36
+lidas