AERO Magazine
Busca

Valor indevido

Oficiais militares do Kuwait são suspeitos de corrupção na compra de novos caças

Primeiros caças Eurofighter chegaram ao país em dezembro de 2021


A força aérea do Kuwait vai operar um total de 28 unidades do caça europeu | Foto: Divulgação

O site Gulf News informou que a Autoridade Anticorrupção do Kuwait afirmou que dois militares de alta patente do país estariam envolvidos em uma grande corrupção envolvendo a compra dos caças Eurofighter Typhoon.

As investigações deram conta que os militares envolvidos "emitiram notas inflacionadas ao fabricante que ultrapassaram o valor total acordado", publicou o Gulf  News.

Na terça-feira, dia 25 de janeiro, a empresa italiana Leonardo divulgou um comunicado de imprensa alegando que não é alvo de investigação judicial sobre o programa do Kuwait de aquisição de caças.

“A nossa relação contratual com o Kuwait sempre se baseou nos princípios da máxima transparência e da total equidade; é regulada por um contrato assinado como parte de uma relação mais ampla entre as instituições e a aeronáutica dos dois países”, informou a empresa.

O país árabe recebeu em dezembro passado as duas primeiras aeronaves Typhoon, de um total de 28 unidades, por um valor de US$ 9 bilhões em contrato assinado com a Leonardo em 2016.

Os caças irão substituir a frota de 29 caças Boeing F/A-18 C/D Hornet que estão há 30 anos em serviço.

Além do Kuwait, outros países do Oriente Médio estão comprando o Eurofighter, como o Catar e a Arábia Saudita.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 26/01/2022, às 16h00


Mais Notícias