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Missão Artemis

Carro lunar terá pneus metálicos criados pela Goodyear

Tecnologia dos pneus metálicos criados pela Goodyear para serem usados em carro lunar poderá ajudar futuros carros na Terra


Pneus lunares podem oferecer novas soluções para uso em terrenos extremos na Terra - Goodyear
Pneus lunares podem oferecer novas soluções para uso em terrenos extremos na Terra - Goodyear

A Goodyear está desenvolvendo os novos pneus para os veículos lunares, que possivelmente serão usados pela Nasa na continuidade do projeto Artemis. O projeto de um novo veículo lunar criado pela Lockheed Martin exigirá a criação de um novo tipo de pneus.

Há 53 anos a Goodyear forneceu suporte em todo o programa Apollo, da NASA, sendo sua participação mais famosa o desenvolvimento dos pneus metálicos usados nos rovers lunares usados nas Apollo 15, 16 e 17.

Agora, a Goddyear deverá ampliar sua gama de projetos especiais, com a criação de uma nova série de pneus especiais, para uso na superfície da Lua. O modelo proposto é uma evolução do conceito da década de 1970, mas conta com inovações criadas para pneus sem ar, usados na Terra em com micromobilidade, ônibus autônomos e veículos de passageiros.

Rover Apollo 15
As missões Apollo 15, 16 e 17 usaram carros lunares equipados com pneus metálicos. Na imagem veículo usado na Apollo 15.

Um campo de provas especial foi criado para simular o solo lunar, que é composto basicamente por rochas e poeira, ampliando assim o desgaste dos pneus.

Ns missões Apollo os rovers foram construídos com o propósito de serem usados de forma limitada e dentro de um raio máximo de oito quilômetros do local de pouso, atingido nas explorações da Apollo 17. Nas futuras missões Artemis é previsto percorrer distâncias muito maiores em uma série de deslocamentos, inclusive de forma permanente como meio de transporte entre bases avançadas. Novas capacidades de pneus ainda serão desenvolvidas para ganhar durabilidade de centenas ou milhares de quilômetros, além de ser capaz de ser usado em ambientes onde a temperatura noturna será abaixo de 120°C e temperaturas diurnas acima de 120°C.

“O programa Artemis da NASA [planeja] viver e trabalhar na Lua e tem uma clara necessidade de transporte na superfície lunar que pretendemos atender com veículos dirigidos por astronautas ou operados de forma autônoma”, disse Kirk Shireman, vice-presidente de Campanhas de Exploração Lunar na Lockheed Martin.

Os pneus atuais deverão ser uma versão aperfeiçoada do projeto original, usando uma malha metálica e materiais avançados na banda de rodagem, permitindo assim rodar com segurança e durabilidade em ambiente extremo. A tecnologia poderá ainda ser usada em futuros projetos para o mercado na Terra, permitindo pneus ainda mais duráveis e confiáveis.

“Tudo o que aprendemos com a construção de pneus para o ambiente operacional extremamente complexo na Lua nos ajudará a fazer melhores pneus sem ar na Terra”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear. “Isso contribuirá para nosso objetivo de permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra. Tão importante quanto isso, é uma honra escrever história com esta empresa de prestígio, que sabe como dar saltos gigantescos em exploração e mobilidade”.

Saiba mais...

Embora famosa por seus pneus, a Goodyear teve ampla participação no programa Apollo, fornecendo além dos pneus para os rovers lunares, os sistemas de frenagem e ancorarem que ajudaram os foguetes Saturn V se posicionarem nas plataformas de lançamento. Além disso, a Goodyear ajudou no desenvolviumento do sistema de circulação de nitrogênio, oxigênio e hidrogênio nos motores, assim como foi responsável pela construção da moldura da janela do módulo de comando e da estrutura do painel de instrumentos do módulo lunar.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/09/2022, às 12h33


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