AERO Magazine
Busca

Modelo multimissão

Canadá qualifica apenas o A330 MRTT para substituir seus CC-150

Airbus é concorrente única em processo de licitação após vencer na fase preliminar a Boeing


Três Airbus A330 MRTT em voo de formação

A330 MRTT é um dos aviões multimissão mais populares entre as nações membros da Otan

A força aérea canadense selecionou o Airbus A330 MRTT como o único modelo qualificado para substituir sua atual frota de aviões tanques CC-150 Polaris, baseado no Airbus A310, descartando a proposta da Boeing para KC-46A.

A oferta da Airbus tem como diferencial manter uma filosofia operacional quase idêntica aos atuais CC-150, o que deverá reduzir parte dos custos de treinamento e emprego de novos sistemas.

O lançamento do convite para qualificação (ITQ, na sigla em inglês) foi feito em fevereiro, tendo como potenciais competidores a Airbus e a Boeing. Porém, a Airbus foi a única aceita na concorrência, dando quase como certa sua vitória.

A expectativa é que a solicitação de proposta inicial (RFP, na sigla em inglês) seja emitida ainda no terceiro trimestre deste ano, com um acordo formal sendo assinado no início de 2022. O Canadá espera concluir a completa substituição de sua frota de CC-150 antes do final da década, mantendo sua capacidade de apoio as missões na Otan e Norad, consideradas estratégicas dentro da realidade militar e geopolítica do país.

Atualmente o A330 MRTT é o avião padrão da Otan, sendo ainda operado por diversos países da aliança, como o Reino Unido e França.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/04/2021, às 16h00 - Atualizado às 17h36


Mais Notícias