AERO Magazine
Busca

Proibidos de voar

Canadá compra dois jatos de negócios para transporte VIP

Novos Challenger 650 devem substituir os veteranos CC-144 Challenger


Novos Challenger 650 oferecem maior alcance, cabine atualizada e sistemas de navegação compatíveis com ADS-B

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

O governo do Canadá adquiriu recentemente dois Challenger 650 que serão destinados a força aérea real canadense (RCAF, na sigla em inglês). Os aviões serão utilizados para o transporte VIP de membros do governo, parlamentares e militares do alto escalão.

Em caso de um desastre os novos jatos de negócio também poderão ser usados para transportar equipes de busca, resgate e missões de evacuação médica. Os novos Challenger 650 visam atender a necessidade de renovação e atualização da frota da RCAF.

LEIA TAMBÉM

Os antigos Challenger 601 que serão substituídos não podem mais voar na maior parte dos espaços aéreas da América do Norte, exigindo a instalação de transponders compatíveis com ADS-B. Além disso, o sistema também é exigido na Europa, tornando impraticável o uso dos aviões sem o equipamento.

Veteranos Challenger 601 da RCAF acumulam 30 anos de uso e necessitavam de atualizações onersosas

O custo elevado para instalação seria somado a necessidade de revisão de alto nível, inviabilizando economicamente para a  força aérea a atualização. A opção pelo Challenger 650 ocorreu por seus sistemas no estado da arte e por sua capacidade de longo alcance, com capacidade de voar 4.000 nm (7.408 km), enquanto o Challenger 601, possui um alcance máximo de 3.366 nm (6.234 km). Ambos os modelos estão equipados para até 9 passageiros e podem transportar até 2 pacientes na configuração aeromédica.

Com um contrato avaliado em$105 milhões de dólares canadenses, uma equipe de militares passará por treinamento de tripulação e suporte técnico, com a previsão dos dois aviões serem entregues este ano, alcançando sua prontidão operacional em algumas semanas após a entrega.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 08/06/2020, às 14h00 - Atualizado em 10/06/2020, às 16h56


Mais Notícias